Festival Tereza de Benguela acontece em Sorriso com programação voltada à valorização da capoeira e das mulheres

A programação começa na quinta-feira com a aula inaugural do primeiro curso de capoeira para mulheres do Brasil, ofertado pelo IFMT, e inclui atividades como o Nagô Kids, GPs de capoeira e a entrega da corda de mestre à professora Luciana Monteiro, em um momento marcante para a capoeira feminina no país.

O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta segunda-feira (21) as capoeiristas Luciana Monteiro e Rose Félix, integrantes da comissão organizadora do Festival Tereza de Benguela, que será realizado neste final de semana em Sorriso. Durante a entrevista, as convidadas detalharam a programação do evento, que começa já na quinta-feira (24) com um marco histórico: a aula inaugural do primeiro curso de capoeira para mulheres do Brasil, promovido pelo IFMT – Campus Sorriso.

De acordo com as organizadoras, o festival segue até o final de semana e contará com atividades diversas, entre elas a 3ª edição do Nagô Kids, no sábado (26), com a realização dos GPs feminino e masculino, além de lutas especiais que prometem emocionar o público. O evento é voltado à valorização da cultura afro-brasileira e da presença feminina na capoeira, além de fortalecer o esporte como ferramenta de transformação social.

Um dos momentos mais esperados será a cerimônia de recebimento da corda de mestre pela professora Luciana Monteiro, uma conquista rara e significativa dentro da capoeira. Luciana atua há anos em projetos sociais ao lado do esposo, oferecendo aulas gratuitas de capoeira em comunidades de Sorriso, como os bairros Santa Maria e Vila Bela.

O Festival Tereza de Benguela é uma celebração de resistência, cultura e empoderamento, e promete movimentar a cidade com arte, esporte e inclusão.

Veja mais no vídeo.

Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Festival de Pesca 2026 vai distribuir mais de R$ 550 mil em prêmios e abre inscrições para competições

Comissão da Mulher da OAB Sorriso esclarece mudanças na Lei Maria da Penha e reforça direitos das vítimas

Homem escapa ileso após atentado a tiros e diz que pode ter sido confundido com o irmão em Sorriso

Procon autua agência dos Correios em shopping de Sorriso por demora no atendimento

Adolescente é apreendido por suspeita de tráfico de drogas durante patrulhamento em Sorriso

Quatro pessoas morrem em colisão frontal na MT-010; servidora do TRT está entre as vítimas