Filhote de onça-pintada recebe cuidados no Hospital Veterinário da UFMT em Sinop (MT)

Um filhote de onça-pintada está sob os cuidados do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, a 503 km de Cuiabá, desde que foi encontrado em uma propriedade privada, perto de uma usina hidrelétrica – área atingida por incêndios, recentemente.

Segundo a médica veterinária Elaine Dione Venega da Conceição, o felino foi encontrado sozinho e estava bastante fraco. A suspeita é de que as queimadas tenham levado à separação dele e da mãe.

Agora, passa por tratamento psicoemocional e o estado clínico é considerado estável. Ele passará por avaliações e exames.

“O filhote está recebendo tratamento de suporte e manejo adequado para o possível encaminhamento a um programa de reabilitação e soltura na área de origem, com o devido suporte por tratar-se de uma espécie ameaçada”, explica ela, que é docente e responsável pelo serviço de anestesiologia da instituição de ensino.

A onça, que ainda não teve o sexo identificado e, por isso, ainda não recebeu um nome, foi encontrada no dia 17 de agosto. Ao avistar o bicho, o proprietário o isolou em um cômodo dentro da casa e comunicou a equipe técnica da usina.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) também foi acionada e recorreu à equipe da UFMT para resgatar o animal.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital