Filme sobre Tereza de Benguela inicia filmagens em MT e terá Zezé Motta interpretando a personagem

O filme “Somos Tereza”, que conta a história de uma das mais importantes líderes quilombolas do Brasil, está sendo gravado em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá). Viabilizado pelo edital Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o longa-metragem terá a renomada atriz Zezé Motta interpretando Tereza de Benguela.

“Somos Tereza” relata a história da líder quilombola a partir das mulheres vilabelenses e do imaginário delas sobre a personagem, transitando entre o documentário e o ficcional. Em cena também estarão outras mulheres da comunidade. A atriz Zezé Motta participa das gravações entre os dias 24 e 29 de março.

Berço da resistência comandada por Tereza por volta de 1700, Vila Bela da Santíssima Trindade recebe a produção do filme, que também dá destaque aos atrativos turísticos do município. Entre os locais previstos nas filmagens estão o rio Guaporé, Cânion do Jatobá, a ruína da Matriz, no centro da cidade, e outros.

Antes do início das filmagens, a produção do longa-metragem ainda promoveu oficinas culturais gratuitas para os moradores de Vila Bela. Os cursos contemplaram teatro, dança africana, percussão, tranças e iniciação ao documentário.

“Ao todo foram ofertados mais de 70 horas de minicursos durante uma semana com o envolvimento de pelo menos 100 participantes diretos e indiretos. Com isso reforçamos o compromisso com a comunidade local, garantindo que a narrativa seja construída junto de quem carrega esse legado”, destaca a diretora Danielle Bertolini.

A direção do filme é dividida também com Oz Ferreira, que junto com Danielle Bertolini ,reforça o fazer coletivo de “Somos Tereza”. Além delas, a equipe do longa é formada majoritariamente por mulheres mato-grossenses e por alguns integrantes de outros Estados do Brasil.

“Somos Tereza” é uma realização da Cumbaru Produções Artísticas e financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Cinemotion de Produção Audiovisual promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Veja também

Empresários e moradores criam associação para discutir projeto de mão única na Perimetral Sudoeste em Sorriso

DHPP de Sorriso desvenda farsa e investiga homicídio motivado por traição e encobrimento de provas

Obra do Lago Norte em Sorriso deve ser retomada em breve, após quase um ano de paralisação

Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos em MT

Fiscal agropecuário fala sobre o Vazio Sanitário da Soja em entrevista à Sorriso FM

Mulher é presa tentando furtar picanha de mercado; agia com o filho no colo