Fiscalização do Procon resulta na apreensão e descarte de mais de 600 kg de alimentos impróprios para consumo em mercado de Sorriso

O diretor executivo do Procon Municipal detalhou uma grande ação de fiscalização realizada em um estabelecimento comercial da cidade, resultando na apreensão e no descarte imediato de mais de 600 quilos de produtos impróprios para consumo. 

Segundo Michel, a operação foi desencadeada após denúncias recebidas há cerca de duas semanas pelo setor de fiscalização do órgão. As queixas apontavam para a possível comercialização de alimentos vencidos, especialmente no setor de carnes. “Assim que recebemos as primeiras denúncias, nossa equipe iniciou o trabalho de investigação preliminar. Identificamos que havia lastro e probabilidade real da ocorrência dessas irregularidades”, explicou o diretor.

A vistoria completa ocorreu ontem, quando toda a equipe do Procon esteve no estabelecimento. A ação, chamada de “limpa prateleira”, envolveu a inspeção minuciosa de todos os setores, incluindo açougue, câmaras frias, estoque, prateleiras e áreas de produtos de limpeza.

O resultado impressionou:
– Mais de 600 kg de alimentos e produtos inapropriados para consumo foram localizados, entre eles:
* carnes nobres como picanha e fraldinha com validade vencida,
* produtos de limpeza em desconformidade,
* itens de mercearia como leite em pó e detergentes fora do prazo.

Todo o material foi apreendido e imediatamente descartado de forma correta, para evitar qualquer reutilização ou reaproveitamento indevido.

Michel alertou para os riscos: “Estamos falando de produtos que vão para a mesa do consumidor. Carne vencida pode causar intoxicação alimentar e colocar vidas em risco. Por isso, nossa atenção é redobrada em casos como esse”.

Sanções e trâmites legais

O estabelecimento foi notificado e encontra-se em prazo de defesa prévia, com 10 dias para apresentar documentação e justificativas, inclusive comprovando a procedência dos produtos apreendidos.

As sanções aplicáveis variam conforme a gravidade, podendo incluir:
– multas,
– interdição temporária,
– suspensão do alvará,
– comunicação a outros órgãos de controle.

Após a análise jurídica, caso o comerciante discorde da decisão, ainda poderá recorrer administrativamente ao setor responsável, e, posteriormente, ao Poder Judiciário.

Proteção ao consumidor

Michel reforçou que o Procon atua em defesa do consumidor em todas as frentes: “Trabalhamos com tudo que envolve relação de consumo, de alfinete a foguete. Mas quando se trata de gêneros alimentícios, a responsabilidade é ainda maior, porque ultrapassa a esfera comercial e atinge diretamente a saúde da população”.

 

galeria de imagens

Veja também

Moradores cobram solução definitiva para vazamentos de esgoto em bairros da região do Santa Maria

Vazamentos de esgoto e direitos do consumidor são destaques em entrevista com coordenador do Procon de Sorriso

Obesidade mórbida infantil exige atenção e mudanças de hábitos, alerta nutricionista

Caminhada em Sorriso reforça conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa

Cliente denuncia suposto assédio durante aplicação de injeção em farmácia de Sorriso

Denúncia anônima leva PM a apreender cocaína e prender três suspeitos por tráfico em Sorriso