Fiscalização na Padaria Municipal em Sorriso revela irregularidades sanitárias 

A Padaria Municipal localizada na Zona Leste de Sorriso passou por uma inspeção da Vigilância Sanitária do município na manhã desta quarta-feira (24-08). A visita ocorreu após uma denúncia feita pelo Vereador Maurício Gomes, que relatou o descarte de mais de 20 quilos de carne moída e a presença de produtos sem etiquetas de prazo de validade ou procedência.

O Vereador Gomes acionou a equipe de fiscalização após receber informações sobre o desperdício de carne moída, que foi encontrada em uma caixa de papelão junto aos resíduos recicláveis. Ele enfatizou a importância de garantir que as normas de higiene e segurança alimentar sejam seguidas não apenas pelos comerciantes, mas também pelo Poder Público.

Durante a inspeção, o vereador identificou diversas irregularidades dentro da padaria, que é responsável pela produção de salgados servidos em diferentes locais, incluindo escolas. Produtos sem etiquetas de prazo de validade ou procedência foram encontrados, levantando preocupações sobre a qualidade e segurança dos alimentos oferecidos.

O Vereador Gomes ressaltou a gravidade da situação: “Coisas que não têm procedência precisam ser descartadas. Nem mesmo documentos que comprovem a origem das mercadorias estavam disponíveis aqui”. Itens como queijo e presunto armazenados no freezer foram mencionados como exemplos.

A nutricionista responsável pelo estabelecimento explicou a situação da carne moída encontrada no lixo. Segundo ela, a carne não chega congelada, mas é levada para o freezer imediatamente após o recebimento. Ela esclareceu que a carne foi preparada no dia anterior e que, após constatarem que não estava própria para consumo, foi congelada novamente. No entanto, na manhã da inspeção, a carne foi descartada.

O caso levanta questões sobre o controle de qualidade, o armazenamento correto dos alimentos e a rastreabilidade dos produtos dentro da padaria municipal. A prefeitura e as autoridades competentes estão sendo informadas sobre os achados da fiscalização, e medidas adequadas devem ser tomadas para garantir a segurança alimentar e evitar o desperdício de alimentos.

A administração municipal ainda não emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido, mas é esperado que a situação seja investigada de forma apropriada, visando garantir a transparência, a conformidade com as normas de saúde e a melhoria dos procedimentos dentro da Padaria Municipal de Sorriso.

Os fiscais que efetuaram a vistoria não quiseram falar com a reportagem. Entre as situações registradas no local, uma bandeja com cebolas, no chão, nos fundos do estabelecimento.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo