Frete sobe, em média, 2,5% com reajuste do diesel

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajustou os pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas após a alta de 5,57% no preço do Diesel S10. A nova portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (7).

A atualização segue a regra da Lei nº 13.703/2018, que determina a revisão dos valores sempre que a variação do combustível ultrapassar 5%. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre 2 e 8 de fevereiro, o preço médio do Diesel S10 chegou a R$ 6,44 por litro, elevando os custos do transporte.

Os reajustes médios da tabela de frete ficaram assim:

  • Transporte de carga lotação: +2,13%
  • Veículo automotor de cargas: +2,40%
  • Transporte de carga lotação de alto desempenho: +2,64%
  • Veículo de cargas de alto desempenho: +2,99%

A ANTT reforça que a tabela de frete deve ser ajustada semestralmente ou quando houver variação superior a 5% no preço do diesel. Além disso, a agência disponibiliza a ferramenta “Calculadora do Piso Mínimo”, que permite simular os valores conforme as características do transporte.

Veja também

Sine oferece 101 vagas de emprego em Sorriso; oportunidades vão de motorista a auxiliar administrativo

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Águas de Sorriso encerra turma 2026 do Projeto Cozinha de Talentos e celebra trajetória da iniciativa no município

Consumidores podem renegociar dívidas em atraso no Mutirão Nacional de Dívidas e Orientação Financeira

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá