Simples assim? Não mesmo. Para Ari, segue o desafio de potencializar o ramo frigorífico, para que esta proteína animal, que nasceu a partir da sobra da proteína vegetal, se converta em empregos. Ah, e mais que entregar o frango, o boi e o porquinho já transformados em “coxa e sobrecoxa”, “picanha e costela” e “panceta e lombinho”, a ideia é focar no exemplo de Franca, no interior de São Paulo e avançar no beneficiamento do couro.

“A gente vê um trabalho muito concreto da gestão pública no fomento e no incentivo ao empreendedor e isso é muito importante, pois quando um investidor decide onde vai fazer seu investimento, ele leva em conta esta ambiência, a forma como é recebido”, afirma Oliveira, reforçando que é nítido o planejamento do desenvolvimento não só econômico, mas também social e ambiental de toda a região.

Atualmente, o Cidesa é formado por 14 municípios, são eles Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelatto, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul, Vera, Lucas do Rio Verde e São José do Rio Claro.

O Cidesa tem como objetivo fortalecer os municípios que compõe a região Vale do Teles Pires, buscando discutir e resolver os principais problemas da região. Atualmente, 15 municípios compõem o Cidesa: Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.