GAECO cumpre mandado de busca e apreensão em cooperativa de serviços e mais 13 locais em Sorriso

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), unidade de Rondonópolis (município distante a 216 km ao sul de Cuiabá) deflagrou nesta manhã desta quinta-feira (20) a operação denominada “Esforço Comum”, resultado de investigação instaurada para apurar a contratação da Coopervale para prestação de serviços terceirizados. A ação conta com o apoio operacional do GAECO de Cuiabá e todos os outros GAECOS regionais. Também auxiliam no cumprimento das medidas efetivo da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil.
 
Serão cumpridos aproximadamente 36 (trinta e seis) mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, sendo 01 (um) dos mandados de busca e apreensão na cidade de Japorã/MS e outros 02 (dois) na cidade de Guaíra/PR, esta última onde a Coopervale também possui uma sede. Fonte da Sorriso FM informou que são cumpridos em 14 na cidade de Sorriso.
 
As investigações até o momento revelaram que a cooperativa firmou contrato com diversos municípios mato-grossenses e estendeu sua atuação para outros estados da federação. Contudo, há indícios de que houve prévio ajuste para contratação da cooperativa, ao menos junto ao Município de Rondonópolis, que resultou no pagamento de mais de R$ 67.000.000,00 (sessenta e sete milhões de reais) pela prestação de serviços.
 
Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que o município de Rondonópolis se abstivesse de contratar a Coopervale, em razão de inúmeras irregularidades constatadas no contrato. Além disso, indícios apontam que vários indivíduos são utilizados como prováveis “laranjas” para devolução desses valores para agentes públicos e outros particulares possivelmente que estejam atuando na “lavagem de dinheiro”.

Veja também

Sorriso integra a campanha “21 dias de Ativismo”

Sorriso: homem é baleado no braço ao retornar de mercado

Produtos de Mato Grosso lotam estande do Consórcio da Amazônia Legal na COP30

Olimpíadas da Pessoa Idosa iniciam segunda-feira com Caminhada da Alegria em Sorriso

Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova

Bombeiros de MT registram em nove meses quase 2 mil animais resgatados; Sorriso lidera ocorrências