A ação mirou uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho que atua no município e região.
O Gaeco de Sinop cumpriu, nesta terça-feira (18), nove mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão na segunda fase da Operação “Boca Vermelha”, que mira a desarticulação de uma organização criminosa com forte atuação no município e na região. A ação também resultou na prisão em flagrante de um suspeito e na apreensão de drogas, dinheiro e diversos materiais ligados ao tráfico.
As equipes localizaram celulares, valores em espécie, balanças de precisão, cadernos de anotações e utensílios usados para a atividade criminosa. Também foram recolhidos seis tabletes e meio de maconha, além de várias porções de cocaína e pasta base. Os locais alvos da operação vinham sendo monitorados por suspeita de tráfico de drogas ligado ao Comando Vermelho, com participação de mulheres no recolhimento de valores.
A deflagração desta etapa foi autorizada pela 5ª Vara Criminal de Sinop, após representação do Gaeco. No total, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão domiciliar e pessoal.
A força-tarefa do Gaeco envolve o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, e nesta fase contou com apoio da Polícia Civil de Sinop, do 3º Comando Regional da PM, do 11º Batalhão (Efetivo Ordinário, GAP, RAIO e Agência Regional de Inteligência) e da Cavalaria.
Denúncias sobre facções criminosas podem ser feitas anonimamente pelos telefones 127 (Ouvidoria do MP) e 190 (Polícia Militar).