As unidades do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sorriso e Cuiabá cumpriram nessa quinta-feira (09) mandado de busca e apreensão da operação Maserati II, deflagrada pelo Gaeco de Santa Catarina. A medida teve como alvo a residência de um suposto faccionado, que já teria exercido funções de liderança na região sul do Brasil e hoje estaria residindo em Lucas do Rio Verde.
Segundo informações do Gaeco de Sorriso, foram apreendidos na residência materiais eletrônicos. A operação resultou na expedição de 164 mandados judiciais, sendo 93 mandados de busca e apreensão e 71 mandados de prisão preventiva em 10 estados da federação.
Em inquérito policial instaurado pelo grupo regional do Gaeco de São Miguel do Oeste, decorrente de provas obtidas na primeira fase da operação Maserati em 2021, é apurada a prática do crime do art. 2º da Lei 12.850/2013, que é promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.
Participam da operação todos os grupos regionais do Gaeco do Ministério Público de Santa Catarina de São Miguel do Oeste, Chapecó, Blumenau, Criciúma, Lages, Joinville, Itajaí e Capital -, bem como os Gaeco do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de forças policiais de todos esses estados.