Garimpeiros descobrem novo “eldorado” em MT e acham até 10 quilos por buraco

Uma nova área de garimpo em Pontes e Lacerda (distante 450 quilômetros de Cuiabá) foi aberta e está em exploração desde a semana passada. Não há informações sobre quantas pessoas estão instaladas, mas se sabe que é outra área e não a Serra do Caldeirão, onde uma verdadeira corrida do ouro foi iniciada em 2015, com retiradas intermitentes de garimpeiros pelo poder público.

De acordo com matéria do programa Balança MT, da TV Cidade Verde, várias pessoas estão no local porque corre na cidade a informação de que é possível encontrar “até 10 quilos de ouro por buraco”. O Governo do Estado admite que há duas demandas de licenciamento ambiental referentes à exploração do minério na região.

Uma foi feita pelo grupo de mineração Apoena, que já obteve alvará de pesquisa mineral no DPNM (Departamento Nacional de Produção Mineral), informou a Sema (Secretaria de Meio Ambiente). Esse estudo inicial abrange toda a área da serra, de ambos os lados. “É lá na serra. Tem um monte de carro parado e o povo subindo a milhares. Indo para lá, onde virava à direita para ir para Serra do Caldeirão, entra para esquerda. Está subindo gente igual formiga em formigueiro”, informou uma moradora do lugar, via post em mídia social.

Vídeos feitos no local mostram dezenas de homens abrindo a mata.

Veja também

MP requer medidas urgentes para atendimento de pessoas em situação de rua em Sorriso e Ipiranga do Norte

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

ACES apresenta Pesquisa Destaque com mudanças e novidades para comemorar os 25 anos do Prêmio