Gavião carijó, macaco prego, jabuti e cuica são soltos em Sorriso com apoio da Sema

Quatro animais silvestres foram soltos no município de Sorriso pela médica veterinária Lilian Medeiros, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), durante esta semana.

Os animais soltos foram um gavião carijó, uma cuica, um macaco prego e um jabuti e voltaram à natureza após passarem por atendimento médico com a profissional.

O macaco prego pertence a um grupo de primatas que vive no Parque e
Ecológico de Sorriso e foi encontrado atordoado e desorientado pelo vigia do local. Após ser capturado pelo órgão de fiscalização da Prefeitura de Sorriso, foi levado para avaliação clínica apresentando algumas lesões de pele.

Por precaução, o animal foi avaliado e examinado, permanecendo em observação por 72 horas para que pudesse ser devolvido ao local de captura de forma segura.

A cuica foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros de Sorriso com lesão na cauda e recebeu os cuidados necessários para que pudesse ser devolvida em segurança a natureza. O animal também foi solto no Parque Ecológico.

O Gavião carijó foi entregue à médica veterinária pela Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) de Sinop com fratura no membro inferior. Ele passou por procedimento cirúrgico e permaneceu internado durante o tempo de recuperação.

Ainda nesse período, o animal passou pela adaptação alimentar recebendo estímulos para caça, o que tornou possível a soltura na natureza. A ave de rapina foi solta em uma mata próximo à rodovia MT 242.

O Jabuti-tinga foi capturado em uma abordagem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sorriso, vítima de tráfico. Foi submetido a avaliação médica e liberado para soltura branda em uma fazenda da região cadastrada pela Sema como área de soltura para animais silvestre.

A médica veterinária Lilian Medeiros, que foi a responsável pela soltura dos animais e realizou os atendimentos por meio de convênio com a Sema, comemorou a volta dos animais a seu habitat natural.

“Receber um animal silvestre para atendimento é sempre um desafio. Momentos como esses, de devolvê-los a natureza, nos impulsionam a superar todas as bicadas, mordidas e arranhões. Mantemos contato diariamente com a Sema durante o tratamento e cada recuperação é comemorada por todos”, destacou.

Veja os vídeos da soltura:
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3

Veja também

Em mutirão, fazendeiro faz acordo e se compromete a pagar R$ 413 mil

Mato Grosso lidera queimadas e Colniza é a sexta cidade com mais focos de calor no país

Governo Federal reconhece situação de emergência provocada pelo fogo em Sorriso

Cerca de 15,4 milhões de pessoas foram afetadas pelas queimadas em 2024

Sorriso: vários peixes aparecem mortos em lago que é cartão postal da cidade

Sema e Sesp lançam operação em defesa ao período da Piracema 2024 na terça-feira (1º)