Geller pede para adiar eleições municipais

O presidente estadual do Progressistas, deputado federal Neri Geller, encaminhou ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), uma indicação pedindo adiamento das eleições municipais de 2020. No documento ele requer que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faça mudança devido a crise nacional em virtude da pandemia ocasionada pelo coronavírus.

Pelo trâmite regimental, só Maia pode encaminhar o pedido ao TSE. “No último mês, os poderes da República têm sido chamados a controlar uma crise nunca antes experimentada pelo Brasil nos tempos modernos, desafiando técnicos do Executivo, autoridades judicantes e os próprios legisladores na busca pelas melhores soluções para o povo brasileiro”, diz o parlamentar em sua justificativa.

Na mesma linha, o presidente nacional do partido Ciro Nogueira, acionou o STF para suspender por 30 dias os prazos de desincompatibilização e de filiação partidária. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pede a manutenção dos prazos, cujo dia final é 4 de abril, dificultaria os partidos a se prepararem para as eleições municipais deste ano.

A ADI impetrada pela cúpula nacional do partido não defende o adiamento das eleições que devem ocorrer em outubro deste ano. Porém, nos bastidores é de conhecimento de todos que há um movimento municipalista dentro do Congresso para a unificação das eleições. Com isso, o pleito municipal ocorreria junto do geral, em 2022.

O próprio deputado em sua justificativa pede a postergação do pleito. “Não bastasse as dificuldades inerentes ao cenário de pandemia, é inequívoco que atravessamos um momento de acirramento político-ideológico agravado pelo ano eleitoral que nos encontramos. Nesse sentido apresentamos com a presente indicação a sugestão de alteração do calendário para a postergação dos pleitos municipais”, justifica Geller.

Veja também

Patrulha Rural prende cinco homens e apreende nove armas de fogo em Colíder

Polícia Militar apreende mais de 100m³ de madeira ilegal em Feliz Natal

Mulher morre ao ser atingida por roda que se soltou de caminhão na BR-163

Mãe e filho morrem em colisão entre carro e carreta na BR-163 em Nova Mutum

Desenvolve MT tem mais de R$ 2 milhões de crédito liberados para mulheres empreendedoras

Corpo de mulher que estava desaparecida é encontrado no Rio Lira