Justamente este foi o tema que abriu a palestra de Rufino. Júlio Henrique Prior, do Sebrae, destacou, por meio de um estudo elaborado pela instituição, que há muitas oportunidades que os empreendedores locais estão deixando passar, muitas vezes por dificuldades em compreender o processo licitatório, por exemplo.

“Irritantemente feliz”, Rufino trouxe, com enorme bom-humor, sensibilidade, franqueza e assertividade, inspiração a empreendedores, empresários, servidores públicos e demais pessoas que conferiram sua história e sua forma de encarar a vida, seus desafios e oportunidades, como quando, não só fez uma limonada com os limões que a vida lhe deu, como aprendeu a vender o excedente depois que acabou o açúcar para a limonada.

À noite, com a participação da ACES e CDL, cerca de 700 pessoas conferiram a performance do ex-catador de latinhas, que também palestrou aos servidores públicos municipais no período da tarde. “Tem pedra no caminho? Faça um degrau”, parafraseou ele, lembrando que um dos segredos para a felicidade é ter simplicidade e aprender a ouvir. Ouvir, principalmente as mulheres, em especial a mãe. “Mesmo que sejam os genes que herdou dela”, ensinou.