Gilberto dos Anjos vai a julgamento em Sorriso por assassinato e estupro de mãe e três filhas

Começa hoje, em Sorriso, o julgamento de Gilberto Rodrigues dos Anjos, réu confesso pelo assassinato brutal de Cleci Calvi Cardoso e suas três filhas, em novembro de 2023. Ele responde por quatro homicídios qualificados e três estupros de vulnerável. A acusação pede a pena máxima, que pode ultrapassar 120 anos de prisão.

O município de Sorriso vive nesta quarta-feira (7) o aguardado julgamento de Gilberto Rodrigues dos Anjos, acusado pelo assassinato brutal de Cleci Calvi Cardoso, 45 anos, e de suas três filhas — Miliane (19), Manuela (13) e Melissa (10) — crime que abalou a cidade e ganhou repercussão nacional em novembro de 2023.

O réu responde por quatro homicídios triplamente qualificados e três estupros de vulnerável. Ele confessou os crimes e, mesmo assim, optou por não comparecer presencialmente ao julgamento, participando por videoconferência. O advogado de acusação, Conrado Neto, afirmou que a ausência é um direito legal, mas lamentou a decisão: “Queríamos que ele visse o desprezo das pessoas diante do que cometeu. É alguém que, pelo histórico, talvez nem sinta.”

A expectativa da acusação é que Gilberto seja condenado com a pena máxima em todos os crimes, o que pode resultar em mais de 120 anos de prisão. “Esperamos que finalize ainda hoje, que saia a sentença e que Gilberto seja condenado com a pena máxima em todos os crimes a ele imputados”, disse Conrado Neto. “Vocês terão noção hoje do que este homem foi capaz de fazer.”

O júri é composto por sete cidadãos de Sorriso, sorteados a partir da lista de jurados. Caberá a eles votar pela condenação ou absolvição. A pena será fixada pelo juiz ao fim do julgamento.

O promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino reforçou as qualificadoras imputadas: feminicídio, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas, crueldade e estupro, com agravantes como a presença de ascendentes e descendentes durante os crimes.

O viúvo e pai das vítimas acompanha o julgamento, mas já informou à equipe jurídica que não deseja ver as imagens do crime durante os trabalhos.

Gilberto Rodrigues dos Anjos foi preso em flagrante no mesmo dia em que os corpos foram encontrados e permanece detido na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Veja também

A Voz do Povo recebe Seu Antônio Lourenço, de 98 anos, em homenagem ao Dia dos Pais

Comandante da Força Tática de Sorriso destaca avanços da Operação Tolerância Zero

Uso de bicicletas e motos elétricas exige atenção às normas de trânsito, alerta coordenador da GM

Governador anuncia novo extra por resultado a professores e coordenadores

Menor de idade tem múltiplas fraturas após se envolver em acidente de moto

Carro desgovernado invade panificadora em Sorriso e mulher é presa por embriaguez ao volante