Gisela Cardoso foi reeleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para o triênio 2025-2027, nas eleições realizadas nesta segunda-feira (18). A Chapa 1 – OAB Seguir em Frente recebeu 36,30% dos votos, sendo a escolhida por 4.813 advogados (as).
Ao todo, 13.600 advogados e advogadas votaram, nesta que foi a primeira eleição online da Seccional Mato Grosso. A abstenção foi de 7,36%, considerando que 14.680 estavam aptos a votar.
Quatro chapas disputaram a diretoria da Seccional, além da Chapa 1 – OAB Seguir em Frente, que venceu o pleito, estavam concorrendo também a Chapa 2 – Uma Nova OAB (Pedro Paulo e Luciana Castrequini), que ficou com 4.129 votos; a Chapa 3 – Coragem para Mudar (Xênia Guerra e Fernando Figueiredo), que obteve 3.922 votos; e Chapa 4 – Silva Freire (Pedro Henrique e Armando Cândia), que conquistou 394 votos.
Além da nova diretoria da OAB-MT, foram eleitas as diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT) e das 29 Subseções no Estado, bem como os novos Conselheiros (as) estaduais e federais.
O presidente da Comissão Eleitoral da OAB-MT, Joaquim Spadoni, agradeceu a participação dos advogados e advogadas. “O processo democrático da OAB-MT vai representar de forma efetiva a voz da advocacia mato-grossense. O comparecimento foi de 92,64% dos eleitores. Os gestores eleitos terão ampla legitimidade para administrar o Sistema OAB, em Mato Grosso, no próximo triênio”.
GISELA CARDOSO
Gisela Cardoso é a atual presidente da OAB-MT, advogada desde 2002, foi professora universitária de 2007 a 2017 na Universidade de Cuiabá (UNIC). Casada com o advogado Marlon Hudson Machado, mãe do João Pedro. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), é também
sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados. Ocupou o cargo de Secretária Geral-adjunta da OAB-MT, gestão 2016/2018, atuou ainda como vice-presidente da OAB-MT na gestão 2019/2021; é coordenadora-adjunta do Colégio Nacional de Presidentes de Seccionais no CFOAB.