Balanço do TSE de 17h45 mostra que 3.871 urnas foram trocadas neste domingo

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou balanço parcial que mostra que neste domingo (30) 3.871 urnas eletrônicas foram substituídas nas zonas eleitorais de todo o país. O balanço reúne ocorrências registradas até 17h45.

Esse número corresponde a 0,72% do total de urnas eletrônicas disponibilizadas para a votação. Neste ano, são 472.075 urnas de votação e 64.918 urnas de contingência.

O balanço mais atualizado do TSE apontou ainda que apenas uma seção eleitoral no país, de um município de Santa Catarina, precisou recorrer ao sistema de votação manual.

Segundo turno

A votação, que começou às 8h, terminou às 17h (horário de Brasília) deste domingo. Neste segundo turno das eleições, os brasileiros escolhem candidatos para presidente da República e doze estados também vão escolher seus governadores.

Mais da metade do eleitorado é composta por mulheres: 82,3 milhões (53%). Os homens são 74 milhões (47%). Outras 36,7 mil pessoas não informaram o gênero. No total, 37.637 eleitores transexuais e travestis solicitaram a inclusão do nome social no título.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (é facultativo para quem tem entre 16 e 18, para os maiores de 70 e para os analfabetos). Quem não puder comparecer, poderá justificar a ausência em qualquer local de votação.

O resultado começou a ser divulgado ao final da votação, a partir das 17h, em Brasília – veja a cobertura do segundo turno das eleições em tempo real.

A contagem dos votos no Brasil acontece em velocidade diferente nos estados principalmente por questões de infraestrutura de telecomunicação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Historicamente, o Distrito Federal e estados do Sul e do Sudeste terminam a apuração antes, enquanto Norte e Nordeste demoram mais para finalizar.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros