GM intensifica atuação no início das aulas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

Anota essa porque pode cair na prova: Quais os ingredientes para um trânsito mais seguro? Vamos lá: boas condições das vias, sinalização em dia, condutores e pedestres seguindo todas as regras de trânsito. Ah! Se a esta lista forem acrescentadas doses de empatia e gentileza o resultado é fantástico.

Para tanto, a Prefeitura de Sorriso segue com ações contínuas para garantir que o “ir e vir” dentro da cidade seja cada vez mais tranquilo, fluido e, acima de tudo, seguro.  As equipes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por exemplo, continuam com as ações de reforço da  sinalização, monitoramento ostensivo e atividades educativas.

Para mostrar aos pais e responsáveis que é importante respeitar “tooooodas” as regras na hora de levar e buscar os alunos, a equipe da Guarda Municipal de Trânsito (GM) está intensificando a presença nas unidades escolares. Além de falar diretamente sobre assuntos como o transporte das crianças e o estacionamento de veículos nos pontos corretos, a GM também, de forma educativa, aplicou, na semana passada, “multas simbólicas” em quem acaba deixando o carro ou a moto “só uns minutinhos” na vaga destinada aos veículos do transporte escolar, ou às vagas de estacionamento especial (aquelas para idosos ou PcDs).

“Precisamos, cada vez mais, sensibilizar os condutores sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito, pois, mesmo que seja pouquinho tempo, é justamente naquele momento que um cadeirante precisa ser retirado do veículo, ou que uma van escolar, por exemplo, não tem onde parar para que os passageiros possam descer com segurança para entrar na escola”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura.

Mais que alertar, a GM também, cumprindo sua função, voltou, nesta semana, a estes pontos e multou os infratores. “Estamos atentos e reforçamos a fiscalização em vários pontos da cidade, principalmente em locais e momentos de grande movimentação, como as unidades escolares na hora de entrada e saída dos alunos”, completa o coordenador da GM, Márcio Pires.

Reforço da Sinalização

Junto às ações de fiscalização e educação promovidas pela GM, a Semsep continua com o olhar atento à sinalização. Só para se ter uma ideia, no mês de janeiro, a equipe deu aquele “up” na sinalização horizontal (pinturas) ou na sinalização vertical (instalação de placas), ou os dois serviços simultaneamente, nos seguintes pontos:

Ciclofaixa da Perimetral Sudoeste; Bairro Jardim Europa; Bairro Bom Jesus;  Ponte do Jardim dos Ypês; Jardim Alvorada; rotatórias das ao longo da Blumenau (nove dispositivos sinalizados, desde a intersecção com a Avenida João Batista Francio até a última rotatória do Rota do Sol); viaduto da Perimetral Sudoeste; Rua Vinícius de Moraes; Travessa Junho; Travessa Maio; Avenida Porto Alegre; Rua Verão;  Rua Marechal Cândido Rondon;  Rua Outono e Rua dos Desbravadores.

O adjunto da pasta, Emiliano Preima, ressalta que a Semsep desenvolve as ações de maneira planejada, de modo a manter sempre em boas condições as sinalizações de todo o Município, no entanto, a população pode participar deste processo. “O cidadão pode e deve entrar em contato para informar pontos que possam estar com problemas”, informa, ressaltando que toda a sinalização em vias públicas deve ser feita exclusivamente pelas equipes da Prefeitura, por meio da Semsep.

A Semsep funciona administrativamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Avenida Rio Grande do Sul, 213. Já a Guarda Municipal, cuja base também na Semsep, está à disposição nas 24 horas do dia, todos os dias. Para acionar a GM, é só ligar no 153.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

16055135_whatsapp-i

Mulher de 22 anos morre após bater moto em viatura da PM em MT

viatura resgate bombeiros

Jovem morre após grave acidente em Lucas do Rio Verde

IMG-20220515-WA0055

Sorriso: motociclista morre ao colidir de frente com caminhão baú na BR 163

Diego-Alves-dos-Santos-falecido-Sinop-maio-2022-arquivo-pessoal

Morre fiscal que sofreu acidente de moto em Sinop e estava hospitalizado

Caminhão-carregado-soja-tomba-rodovia-BR-163-Sinop-maio-2022-assessoria-990x556

Carreta carregada com arroz tomba na BR-163 em Sinop

13053717_1

Motociclista perde o controle, acaba atropelado por ônibus e morre