Golpe do falso advogado volta a fazer vítimas em Sorriso e OAB reforça alerta à população

O alerta foi feito pela presidenta da OAB-Sorriso, Carla Guerra, que reforça a importância de verificar a autenticidade dos contatos e anuncia a campanha “Saia do Foco dos Golpistas”, promovida pela OAB-MT

Apesar de antigo, o golpe do falso advogado voltou a ser registrado em Sorriso, gerando preocupação entre profissionais da advocacia e clientes. A presidenta da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sorriso, Carla Guerra, reforça o alerta: golpistas estão se passando por advogados reais, utilizando processos que realmente existem, para enganar vítimas e obter dinheiro indevidamente.

Segundo ela, a prática é simples, porém eficaz. Os criminosos entram em contato com pessoas que têm processos em andamento e enviam mensagens informando sobre um suposto andamento no caso. Em seguida, solicitam pagamentos, alegando se tratar de custas processuais necessárias para a liberação de valores. “Eles chegam a enviar boletos com timbre de escritórios de advocacia legítimos e utilizam peças processuais reais, o que confunde ainda mais a vítima. A foto usada é do advogado verdadeiro, mas o número de telefone é de terceiros”, explica Carla.

Para combater o avanço desses golpes, a OAB-MT está promovendo a campanha “Saia do Foco dos Golpistas”, com orientações aos clientes e advogados de todo o Estado. A seccional também criou um canal exclusivo para denúncias, por meio do e-mail: denunciagolpes@oabmt.org.br. As informações recebidas são encaminhadas para a Polícia Civil e demais órgãos responsáveis.

O golpe do falso advogado começou a chamar mais atenção da OAB-MT a partir de agosto de 2020. Desde então, diversas ações de conscientização vêm sendo realizadas. Graças às denúncias feitas à seccional, investigações policiais foram iniciadas. Em apenas um inquérito, foram identificados 73 casos, sendo 43 deles encaminhados diretamente pela OAB.

A ação dos criminosos envolve o uso de fotos extraídas de redes sociais de advogados reais, além do contato por números com DDDs de outras cidades, reforçando o caráter fraudulento da abordagem. Eles agem com pressa, pedindo depósitos bancários sob alegações urgentes.

Como resultado de uma operação da Polícia Civil de Mato Grosso — que teve origem nas denúncias da OAB-MT —, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, com 32 prisões realizadas e diversas contas bancárias bloqueadas. A orientação principal da entidade é: nunca realizar pagamentos antes de confirmar diretamente com o advogado, utilizando os canais de contato já conhecidos.

Veja também

Polícia Civil apreende mais de mil cigarros eletrônicos em loja de Sorriso; prejuízo estimado é de R$ 600 mil

Procon Estadual alerta sobre golpe por mensagem de e-mail

Laudo confirma que terapeuta foi morta com 16 facadas em Lucas do Rio Verde; filha segue internada

Nova Ubiratã será beneficiada com pavimentação da MT-242 em obra de mais de R$ 199 milhões

Acidente grave em Vera deixa vítima fatal e interdita parcialmente a MT-225 (atualizada)

Ministro Carlos Fávaro visita Sorriso nesta sexta (11) para entrega de máquinas e reforço à agricultura familiar