A Polícia Civil alerta para a necessidade de confirmar pedidos de dinheiro feitos por aplicativos de mensagens.
Uma moradora procurou a Delegacia de Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência após ser vítima de um golpe aplicado por meio do WhatsApp. Segundo o relato, no dia anterior ela recebeu uma mensagem de um contato que acreditava ser de um amigo, solicitando o empréstimo de R$ 890,00. Acreditando na veracidade do pedido, a comunicante informou que só poderia transferir R$ 300,00.
O golpista então enviou uma chave Pix — vinculada a uma conta bancária em nome de Tiago Soares Estrela, CPF 139.555.057-68 — e, após a transferência, não respondeu mais às mensagens. Somente depois a vítima foi informada pela esposa do verdadeiro amigo que o número de WhatsApp dele havia sido clonado.
Na manhã seguinte, a vítima ainda passou a receber novas mensagens de pessoas que se identificavam como funcionários do banco Nubank. Os supostos atendentes realizaram uma chamada de vídeo e pediram que ela mostrasse o saldo da conta bancária, além de enviarem um link para “verificação de segurança”. Desconfiada, a vítima não acessou o link e bloqueou os contatos.
A Polícia Civil orienta a população a não realizar transferências sem confirmar a identidade do solicitante e a desconfiar de pedidos urgentes de dinheiro por aplicativos de mensagem. Em caso de golpe, o registro deve ser feito imediatamente para que as autoridades possam adotar as medidas cabíveis.