Governador autoriza desapropriações para implantação da ferrovia Rondonópolis-Cuiabá-Mutum-Lucas

A empresa Rumo S/A está autorizada pelo governador Mauro Mendes a iniciar o processo de desapropriação por utilidade pública ou instituição de “servidão” para a construção da extensão da Ferrovia de Integração Estadual Senador Vicente Vuolo. O empreendimento irá ligar as cidades de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

No decreto publicado esta semana, constam áreas entre os municípios de Juscimeira (157 quilômetros ao sul de Cuiabá) e Primavera do Leste (231 KM ao sul de Cuiabá). Os locais a serem desapropriados já foram identificados e os proprietários serão indenizados pela empresa, “mediante justa prévia, com a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) como agente fiscalizador nos moldes do que dispõe o contrato de concessão”.

Ainda ficou definido que a empresa de transporte ferroviário deverá solicitar os licenciamentos e cumprir as obrigações junto às entidades ambientais e demais órgãos da administração pública.

O projeto da maior operadora de ferrovias do Brasil é implantar 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso, interligando os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Estas regiões estarão conectadas à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O plano de investimento da empresa prevê empenho de R$ 15 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. Estudos realizados pela empresa indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante a construção da ferrovia. Serão impactados 27 municípios na margem do traçado previsto.

O governador Mauro Mendes idealizou a ferrovia e, no primeiro semestre do ano passado, houve chamamento público com a Rumo vencendo e prevendo que, até 2028, a ferrovia chegará a Lucas do Rio Verde

Mauro conduziu a articulação com a inovação na legislação ambiental, que teve a atuação do governo do Estado e Assembleia Legislativa. Parte das licenças para implantação da ferrovia já foi expedida.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal