Governador de Mato Grosso atribui violência à “guerra entre facções”

Após a divulgação de números de assassinatos e outros crimes em estudo do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, o governador Mauro Mendes (UNIÃO) se pronunciou sobre a situação, destacando que em Mato Grosso há uma verdadeira “guerra entre facções”, onde “bandido está matando bandido”.

Mendes reafirmou que, enquanto não houver mudanças no arcabouço jurídico, as leis brandas impedirão o combate efetivo ao crime, tornando o Estado incapaz de solucionar o problema.

O governador ressaltou que o governo está agindo diariamente e realizando operações para combater as facções criminosas, resultando em diversas prisões. No entanto, ele também enfatizou que as leis brasileiras são consideradas frouxas para combater o crime e que, ao longo dos últimos 40 anos, os indicadores têm mostrado uma piora na segurança pública. De acordo com Mauro Mendes, essa falta de rigidez nas leis dificulta o trabalho das autoridades e contribui para que a violência persista, sendo comparada a “enxugar gelo”.

Conforme um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública, somente em 2022, Mato Grosso registrou exatas 1.072 mortes violentas. Esse número representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 889 ocorrências. É importante destacar que o estado de Mato Grosso é o que apresentou a maior taxa de crescimento nesse indicador.

 

Programa Estação Sicredi

Veja também

Sorriso: mulher fica ferida após capotamento na MT-242

Governo de MT apresenta plano de combate aos incêndios florestais e alerta: “União de esforços será fundamental”

Sorriso recebe etapa regional de competição de robótica com 132 estudantes

Prefeitura inicia implantação de 50 moradias populares em Sorriso

Fiscalização apreende veículo por transporte irregular via aplicativo em Sorriso

Motociclista fica ferido após perder controle de moto na BR-163 em Sorriso