Governador de Mato Grosso atribui violência à “guerra entre facções”

Após a divulgação de números de assassinatos e outros crimes em estudo do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, o governador Mauro Mendes (UNIÃO) se pronunciou sobre a situação, destacando que em Mato Grosso há uma verdadeira “guerra entre facções”, onde “bandido está matando bandido”.

Mendes reafirmou que, enquanto não houver mudanças no arcabouço jurídico, as leis brandas impedirão o combate efetivo ao crime, tornando o Estado incapaz de solucionar o problema.

O governador ressaltou que o governo está agindo diariamente e realizando operações para combater as facções criminosas, resultando em diversas prisões. No entanto, ele também enfatizou que as leis brasileiras são consideradas frouxas para combater o crime e que, ao longo dos últimos 40 anos, os indicadores têm mostrado uma piora na segurança pública. De acordo com Mauro Mendes, essa falta de rigidez nas leis dificulta o trabalho das autoridades e contribui para que a violência persista, sendo comparada a “enxugar gelo”.

Conforme um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública, somente em 2022, Mato Grosso registrou exatas 1.072 mortes violentas. Esse número representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 889 ocorrências. É importante destacar que o estado de Mato Grosso é o que apresentou a maior taxa de crescimento nesse indicador.

 

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros