Governador decide ouvir deputados e não envia projeto de antecipação de feriados para AL

O governador Mauro Mendes (DEM) decidiu não enviar, nesta segunda-feira (22), o projeto de lei que prevê antecipação de feriados em todo o Estado, com o objetivo de tentar frear o avanço da Covid-19, em uma espécie de ‘lockdown branco’. Segundo o apurado pela reportagem, ele decidiu ouvir todos os parlamentares, que foram convocados ao Palácio Paiguás para uma reunião de emergência. Existe uma pressão dos municípios do interior, onde a pandemia está mais controlada e praticamente não há casos.

A reunião com os deputados foi marcada para as 16 horas, com o intuito de debater a proposta e de que forma se dará esta antecipação, caso ela aconteça.

Especula-se que vários prefeitos do interior não tem aprovado a ideia de restringir ainda mais as medidas e antecipar seus feriados. Alguns deles também pensam que a medida somente servirá para provocar mais aglomerações, já que as pessoas não estarão trabalhando e poderão fazer festas.

Mesmo assim, a sessão desta segunda-feira (22) foi mantida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi. Serão votados o auxílio emergencial, ajuda aos bares e comércio de Mato Grosso, através do Desenvolve MT e a suspensão do corte de energia por três meses.

Antecipação de feriados

A proposta foi apresentada pelo governador do Estado ao setor comercial na última sexta-feira (19), e deveria ser votada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira.

Caso seja aprovada, serão decretados feriados do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta da próxima semana), e também nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da semana posterior.

O deputado Max Russi, presidente da AL, vê a situação como um medida urgente e importante que precisa ser tomada.

Emanuel de olho

O último fim de semana tem sido de reuniões e muita dor de cabeça para o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que viu todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade colapsarem por conta da Covid-19. No fim da tarde de domingo (21), o emedebista havia dito que novas medidas seriam anunciadas nesta segunda-feira (22), mas pouco depois disso que analisará também o projeto do governo do Estado, de antecipação de feriados, para tomar uma decisão na terça-feira (23). Vale lembrar que o chamado ‘lockdown branco’ já estava em pauta desde a semana passada.

Veja também

Hospital Central do Estado é inaugurado com estrutura de excelência e sob a gestão do Einstein

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano