Governador envia projeto de lei para promover 1.200 soldados da PM este ano

Mauro Mendes tomou decisão após reunião com secretário de Segurança Pública e comandante-geral da PM

O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (30.7), o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa para possibilitar a promoção de 1.200 soldados da Polícia Militar de Mato Grosso ainda este ano.

A decisão foi tomada durante reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, e com o comandante-geral da PM, coronel Fernando Tinoco.

“Nessa conversa eles explicaram uma situação que aconteceu com a 30ª Turma de Formação de Soldados. Por uma questão de prazo, esses soldados só poderiam ser promovidos a partir do próximo ano e muitos demorariam mais alguns anos para ser promovidos”, explicou.

Mauro entendeu que a questão era meramente burocrática e, portanto, decidiu pelo envio do projeto de lei para retirada desse “gatilho” que impedia a promoção dos soldados.

Pela regra atual, eles só começariam a ser promovidos a partir de abril de 2026, em blocos de 300 soldados. Ou seja, muitos deles demorariam mais de 2 ou 3 anos para conseguir a promoção.

“A partir de dezembro deste ano, esses 1.200 profissionais valorosos, homens e mulheres da nossa Segurança Pública, receberão a sua promoção pelo importante trabalho que desempenham na proteção dos mato-grossenses”, declarou.

Pela proposta, as promoções dos soldados passam a ter data unificada no dia 15 de dezembro de todo ano.

O projeto de lei será enviado à Assembleia nos próximos dias e, sendo aprovado pelos deputados, retorna para sanção do governador.

Veja também

Receita paga nesta quinta terceiro lote de restituição do IR de 2025

Mulher tem dedos esmagados ao prendê-los em cilindro elétrico 

Homem é preso por beijar estudante da UFMT à força, após abordar outras vítimas

Comitê Estadual desenvolve ações da Campanha Nacional Coração Azul contra o tráfico de pessoas em MT

Polícia Militar prende mulher de 22 anos comercializando entorpecentes

Ager abre consulta pública para construir Agenda Regulatória 2025-2026 com participação da sociedade