Governador sanciona lei que proíbe cobrança de passaporte da vacina

O governador Mauro Mendes (UB) sancionou a lei que proíbe a cobrança de comprovante da vacina contra Covid-19 para entrada em locais públicos e privados em todo o Estado de Mato Grosso. O projeto de lei havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa e foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (14).

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), ainda em 2021, e reapresentada no início deste ano. Houve diversos embates, com deputados da oposição e da base manobrando para evitar a continuidade da tramitação. Em fevereiro foi aprovado em segunda votação. O texto final teve voto contrário de apenas três dos 24 deputados estaduais.

“Veda ao Poder Público a Instituição de qualquer exigência de apresentação de comprovação de qualquer tipo de vacinação para acesso aos estabelecimentos públicos e privados no âmbito do  Estado de Mato Grosso” diz trecho do PL.

Ou seja, ficam desobrigados os cidadãos no estado de Mato Grosso, apresentação de comprovante de vacinação contra covid-19, como exigência para acesso a todos os estabelecimentos.

Além de Cattani, a proposta foi assinada pelos deputados Delegado Claudinei (PSL), Faissal Calil (PV), Janaina Riva (MDB) e Ulysses Morais (PSL).

A lei ainda proíbe “a discriminação e o tratamento diferenciado ou constrangedor, de qualquer natureza, a qualquer pessoa que, fazendo uso das liberdades individuais, aja para garantir a preservação da sua integridade física, moral ou intelectual”.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos