Mato Grosso| Sorriso

Governo de Mato Grosso amplia rede de escolas técnicas e anuncia inauguração em Sorriso para 2024

O compromisso do Governo de Mato Grosso com a educação técnica e profissionalizante ganha destaque, com a entrega de quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) em 2022 e 2023, além da previsão para inaugurar outras quatro unidades em 2024. Entre os municípios contemplados está Sorriso, que receberá a nova escola para atender a demanda local e fortalecer a formação técnica e profissional na região.

As cidades beneficiadas com as novas ETEs incluem Campo Verde, Matupá, Juara e Sorriso. Com essas adições, o estado passará a contar com um total de 16 escolas técnicas, todas sob a gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), visando atender as demandas educacionais e de formação profissional dos 142 municípios mato-grossenses.

Cada uma dessas unidades foi projetada com uma estrutura moderna, composta por dois pavimentos e distribuída em 11 laboratórios profissionalizantes, 12 salas de aula, um auditório com 148 lugares, laboratório especial, biblioteca, refeitório, centro de convivência, ginásio poliesportivo coberto, área administrativa e estacionamento. A capacidade de cada escola é de 1,5 mil alunos, abrangendo os turnos matutino, vespertino e noturno.

Entre as formações técnicas oferecidas estão Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Agronegócio, Técnico em Enfermagem, e outras demandadas pelos próprios municípios, proporcionando uma oferta educacional alinhada às necessidades regionais.

As obras estão em diferentes estágios de conclusão, com destaque para Matupá, onde 96% da construção já foi finalizada. Em Campo Verde, as obras também avançam rapidamente, alcançando 95% de execução. As unidades de Juara e Sorriso, previstas para serem entregues entre maio e julho, estão aproximadamente 70% prontas.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressalta a importância dessa iniciativa para encerrar um ciclo de quase 10 anos de paralisações em projetos educacionais. Ele destaca que as novas escolas possuem alto padrão de qualidade exigido pela Seciteci.

“Ao final deste ano, teremos 16 unidades em atendimento total, cumprindo o compromisso de fazer grandes entregas. O Governo Mauro Mendes cumpre, então, o compromisso de fazer grandes entregas. Teremos, ao final deste ano, 16 unidades em atendimento total”, afirmou o secretário.

A gestão atual já inaugurou quatro escolas técnicas em Cuiabá, Primavera do Leste, Cáceres e Água Boa, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 56 milhões. O investimento nas quatro novas unidades, incluindo a de Sorriso, chega a R$ 47 milhões.

A Seciteci também anuncia a oferta de cursos técnicos concomitantes com o Ensino Médio, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A iniciativa será disponibilizada em 15 municípios mato-grossenses, permitindo que os estudantes concluam o Ensino Médio já com um diploma técnico em uma das áreas escolhidas.

“Ainda em 2024 entregaremos as duas últimas, que são as escolas técnicas de Sorriso e também de Juara. Teremos 16 unidades em atendimento total, tanto matutino, vespertino e noturno, numa parceria com a Seduc, onde nossas escolas também estarão sendo ocupadas por alunos que estarão fazendo o ensino médio na concomitância com o ensino superior”, concluiu Allan Kardec.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo