Governo de Mato Grosso anuncia instalação de 5 mil câmeras de monitoramento em escolas do estado

O governo de Mato Grosso anunciou nesta quarta-feira (12) a instalação de cinco mil câmeras de monitoramento nas escolas do estado. A medida é parte de um conjunto de sete propostas de segurança apresentadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para a rede pública de ensino.

Além das câmeras, as propostas incluem a criação de uma central de atendimento via WhatsApp, ronda policial ostensiva, botão do pânico, ampliação da cultura de paz nas escolas, psicólogos para alunos e professores, fechamento dos portões e acesso somente para funcionários e estudantes, com pais agendando entrada nas escolas.

As medidas foram anunciadas após registros de ataques em escolas do país e ameaças a unidades de ensino do estado. “Hoje vivemos um momento de tensão no país. Tivemos uma reunião com entes de várias instituições. Penso que todas essas ações, juntas, podem fazer a diferença”, pontuou a promotora da Comarca de Cuiabá, Gileade Maia.

A cidade de Cuiabá e a região metropolitana de Várzea Grande serão as primeiras a receber as câmeras de segurança, com a instalação prevista para os próximos 60 dias. Mais de 1,1 mil câmeras serão instaladas somente na baixada cuiabana, segundo o secretário de Educação, Alan Porto.

As Forças de Segurança também anunciaram um reforço das equipes policiais que atenderão especificamente as escolas públicas e particulares com rondas ostensivas.

Veja também

Sorriso terá duas escolas em consulta pública sobre modelo cívico-militar, anuncia Seduc-MT

Educação de Sorriso enfrenta alta demanda por creches e reforça apoio com auxiliares e transporte escolar

Estudantes da Rede Estadual de MT podem se inscrever para o programa Jovem Senador 2026

Secretário participa de início das atividades da ETEC e anuncia avanços no ensino superior e tecnológico em Sorriso

Volta às aulas mobiliza 628 escolas da rede estadual e marca início do ano letivo 2026 em Mato Grosso

IFMT Sorriso inicia ano letivo com número recorde de novos alunos e reforça oferta de cursos gratuitos