Governo de Mato Grosso declara extinção de punibilidade de tenente acusada de morte de aluno em aula de salvamento

Nesta terça-feira (14), o governo de Mato Grosso acolheu as recomendações da Procuradoria-Geral do Estado e declarou a extinção de punibilidade da 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Izadora Ledur Souza Dechamps. Ela foi acusada da morte de um aluno durante uma aula de salvamento em 2016. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e assinada pelo governador Mauro Mendes.

De acordo com o juiz João Bosco Soares da Silva, da 11ª Vara Criminal de Justiça Militar, em Cuiabá, o caso prescreveu e foi arquivado após mais de quatro anos, desde o recebimento da denúncia em 2017 até a publicação da sentença em agosto de 2022.

Em novembro de 2016, o aluno Rodrigo Claro faleceu após passar mal durante a aula de instrução de salvamento ministrada por Ledur na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. Ele chegou a ser internado em uma UTI, mas não resistiu. O julgamento do caso aconteceu apenas em 2021, após adiamentos a pedido da defesa. Ledur apresentou atestados médicos de forma contínua desde a morte de Rodrigo e chegou a ser condenada a um ano de detenção.

A defesa da tenente, representada pelo advogado Huendel Rolim, não se pronunciou sobre a decisão. A família do aluno não se manifestou sobre o assunto até o momento. Ledur ainda responde a outro caso de suposta tortura a um aluno dos bombeiros chamado Maurício Júnior dos Santos.

 

 

 

 

Veja também

Setasc entrega kits do Movimento MT Por Elas para bares, restaurantes e casas noturnas

Primeira-dama de MT agradece motorista de aplicativo pelo exemplo no combate à violência doméstica

Corpo de Bombeiros de Sorriso combate incêndio em residência após vazamento de gás

Energia elétrica tem bandeira vermelha patamar 2 em setembro

Primeira-dama do Estado participa de reunião para discutir investimentos do Fethab com prefeitos da região

MPE e MPT firmam parceria para fomentar empregabilidade de vítimas