Governo de Mato Grosso declara extinção de punibilidade de tenente acusada de morte de aluno em aula de salvamento

Nesta terça-feira (14), o governo de Mato Grosso acolheu as recomendações da Procuradoria-Geral do Estado e declarou a extinção de punibilidade da 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Izadora Ledur Souza Dechamps. Ela foi acusada da morte de um aluno durante uma aula de salvamento em 2016. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e assinada pelo governador Mauro Mendes.

De acordo com o juiz João Bosco Soares da Silva, da 11ª Vara Criminal de Justiça Militar, em Cuiabá, o caso prescreveu e foi arquivado após mais de quatro anos, desde o recebimento da denúncia em 2017 até a publicação da sentença em agosto de 2022.

Em novembro de 2016, o aluno Rodrigo Claro faleceu após passar mal durante a aula de instrução de salvamento ministrada por Ledur na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. Ele chegou a ser internado em uma UTI, mas não resistiu. O julgamento do caso aconteceu apenas em 2021, após adiamentos a pedido da defesa. Ledur apresentou atestados médicos de forma contínua desde a morte de Rodrigo e chegou a ser condenada a um ano de detenção.

A defesa da tenente, representada pelo advogado Huendel Rolim, não se pronunciou sobre a decisão. A família do aluno não se manifestou sobre o assunto até o momento. Ledur ainda responde a outro caso de suposta tortura a um aluno dos bombeiros chamado Maurício Júnior dos Santos.

 

 

 

 

Veja também

Rotam detém jovem em beco com entorpecentes para comercialização

Primeira-dama de MT participa do Fórum UAE-BR Agri-Future e fortalece conexão com os Emirados Árabes Unidos

Corpo de Bombeiros socorre piloto após queda de aeronave em MT

Quinta lista de convocados do programa SER Família CNH Social será divulgada nesta terça-feira (17)

Setasc abre inscrições para sorteio do Camarote do Autista no jogo do Cuiabá no próximo domingo (22)

Banco Vermelho é inaugurado como símbolo de acolhimento