Governo e PJC lançam Operação Nacional Átria e projeto “Casa de Eurídice” para combater violência contra a mulher

O Governo do Estado de Mato Grosso e a Polícia Civil anunciam o lançamento da Operação Nacional Átria nesta terça-feira, às 15 horas, em Cuiabá. A ação conjunta, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, visa intensificar a repressão e prevenção de crimes de violência contra a mulher.

O evento também marcará o lançamento oficial do atendimento virtual a vítimas pelo projeto “Casa de Eurídice”. A primeira-dama, Virginia Mendes, o secretário de Segurança Pública, César Roveri, e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, estarão presentes, juntamente com representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e das delegacias especializadas de Defesa da Mulher da capital e de Várzea Grande.

A Operação Nacional Átria envolve as Polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal (DF), buscando a integração das forças de segurança para uma atuação coordenada em âmbito nacional. O foco principal é aprimorar a atuação estatal no cumprimento de prisões, apreensões, expedição de medidas protetivas de urgência e ações educativas de prevenção.

Durante o evento, será apresentado um estudo realizado com as mulheres vítimas de violência doméstica, assistidas pelo programa SER Família Mulher. Este estudo tem como objetivo fornecer insights valiosos para aprimorar ainda mais as políticas de apoio às vítimas e reforçar o compromisso do estado na luta contra a violência de gênero.

A Operação Nacional Átria representa um passo significativo na construção de estratégias eficazes para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres, além de reforçar o comprometimento do Estado de Mato Grosso com a proteção e promoção dos direitos das mulheres.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC