Governo de Mato Grosso fortalece combate a incêndios florestais com a instalação da Sala de Situação Central

O Governo do Estado de Mato Grosso avança no aprimoramento das estratégias de combate aos incêndios florestais com a instalação da Sala de Situação Central (SSC). O Decreto nº 392, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (09.08), oficializa a criação dessa iniciativa que busca fortalecer o controle, otimização de recursos e integração das ações para enfrentar os incêndios florestais no Estado.

A SSC, que terá sua base no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), será coordenada pela diretoria operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A coronel Vivian Rizziolli Corrêa, diretora operacional, destaca a relevância dessa medida para a eficácia das ações de combate a incêndios. “A instalação da Sala de Situação é mais uma importante ação do Governo do Estado para garantir ações eficientes e integradas de combate aos incêndios florestais e queimadas ilegais”, enfatiza.

A criação da Sala de Situação centralizada visa promover a colaboração e troca de informações entre diversas entidades governamentais e agências de segurança, a fim de otimizar os esforços conjuntos na contenção dos incêndios. Entre as funções desse órgão estão o compartilhamento de informações sobre operações em andamento, o monitoramento de queimadas ilegais e a busca por soluções coletivas para o controle dos incêndios florestais.

Representantes de várias entidades integram a SSC, incluindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Adjunta de Integração Operacional, Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar de Mato Grosso, Polícia Civil de Mato Grosso e Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso.

Além dessas entidades, a sala também conta com a participação de convidados que desempenham um papel crucial na preservação ambiental e na gestão de emergências, como o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Fundação Nacional do Índio, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Sesc Pantanal.

Para reforçar o combate aos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso conta com uma plataforma de monitoramento via satélite, que proporciona dados mais precisos e em tempo real para a eficiência no atendimento de ocorrências. A iniciativa integra o investimento de R$ 77,4 milhões destinados pelo Governo do Estado para o combate a incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2023, representando um aumento de 29% em comparação ao ano anterior, demonstrando o compromisso das autoridades em conservar o meio ambiente e preservar a biodiversidade do Estado.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal