Governo de Mato Grosso fortalece combate a incêndios florestais com a instalação da Sala de Situação Central

O Governo do Estado de Mato Grosso avança no aprimoramento das estratégias de combate aos incêndios florestais com a instalação da Sala de Situação Central (SSC). O Decreto nº 392, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (09.08), oficializa a criação dessa iniciativa que busca fortalecer o controle, otimização de recursos e integração das ações para enfrentar os incêndios florestais no Estado.

A SSC, que terá sua base no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), será coordenada pela diretoria operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A coronel Vivian Rizziolli Corrêa, diretora operacional, destaca a relevância dessa medida para a eficácia das ações de combate a incêndios. “A instalação da Sala de Situação é mais uma importante ação do Governo do Estado para garantir ações eficientes e integradas de combate aos incêndios florestais e queimadas ilegais”, enfatiza.

A criação da Sala de Situação centralizada visa promover a colaboração e troca de informações entre diversas entidades governamentais e agências de segurança, a fim de otimizar os esforços conjuntos na contenção dos incêndios. Entre as funções desse órgão estão o compartilhamento de informações sobre operações em andamento, o monitoramento de queimadas ilegais e a busca por soluções coletivas para o controle dos incêndios florestais.

Representantes de várias entidades integram a SSC, incluindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Adjunta de Integração Operacional, Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar de Mato Grosso, Polícia Civil de Mato Grosso e Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso.

Além dessas entidades, a sala também conta com a participação de convidados que desempenham um papel crucial na preservação ambiental e na gestão de emergências, como o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Fundação Nacional do Índio, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Sesc Pantanal.

Para reforçar o combate aos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso conta com uma plataforma de monitoramento via satélite, que proporciona dados mais precisos e em tempo real para a eficiência no atendimento de ocorrências. A iniciativa integra o investimento de R$ 77,4 milhões destinados pelo Governo do Estado para o combate a incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2023, representando um aumento de 29% em comparação ao ano anterior, demonstrando o compromisso das autoridades em conservar o meio ambiente e preservar a biodiversidade do Estado.

Veja também

Dillianz Bank inaugura sua primeira unidade em Sorriso sendo a única em Mato Grosso

Consignado para CLT entra em vigor nesta sexta

Erosão e esgoto a céu aberto preocupam moradores do bairro Mário Raiter

Grade de show da Exporriso 2025 é divulgada e lançamento oficial é feito pela organização

Liminar decreta bloqueio de R$ 5 milhões de fazendeiros em Feliz Natal por desmate químico

Corpo de Bombeiros resgata corpos de pai e filho que se afogaram no rio Itiquira