Governo de MT lança edital para concessão de bolsas de doutorado com foco em produtos tecnológicos

As propostas deverão apresentar, além do projeto de pesquisa, uma avaliação do nível de maturidade tecnológicas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) publicou novo edital com o objetivo de conceder até 30 bolsas de doutorado, com valor total de R$ 3,348 milhões, para estudantes regularmente matriculados em programas acadêmicos ou profissionais sediados no Estado e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa integra a Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e visa fomentar pesquisas com potencial de geração de produtos tecnológicos.

As bolsas serão destinadas a projetos vinculados nas seguintes áreas: agropecuária ou agroindústria; biodiversidade ou biotecnologia; educação; energia e recursos energéticos renováveis; logística de transporte; recursos hídricos ou mudanças climáticas; recursos minerais; saúde e bem-estar; segurança pública; tecnologia da informação e comunicação; ou turismo.

As propostas deverão apresentar, além do projeto de pesquisa, uma avaliação do nível de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL), bem como um pitch, apresentação de até três minutos, com os principais diferenciais, resultados esperados e potencial de inserção no mercado. O foco do edital está na transformação do conhecimento científico em soluções aplicáveis aos desafios locais e que possam resultar em produtos tecnológicos.

Entre os resultados esperados estão a criação de softwares, cultivares, materiais didáticos, processos ou tecnologias patenteáveis, curadorias de coleções biológicas, base de dados técnico-científicas, manuais de operação técnica, ou outras contribuições que possam ser utilizadas por empresas ou órgãos públicos.

As diretrizes completas e os critérios de seleção estão disponíveis no site da Fapemat, (www.fapemat.mt.gov.br) conforme a Resolução nº 023/2024. A ação integra os esforços do Governo de Mato Grosso para ampliar a produção científica aplicada e o desenvolvimento de soluções sustentáveis voltadas às demandas econômicas e sociais do estado.

Veja também

Estudantes do ensino integral tem notas maiores no Enem

IFMT Sorriso oferece 175 vagas em processo seletivo de cursos técnicos integrados; inscrições até 31 de agosto

Seduc amplia Educação Profissional e Tecnológica com meta de 15 mil novas vagas até 2026

Programa A Voz do Povo debate inclusão nas aulas de Educação Física da rede municipal

Unemat abre inscrições para Vestibular 2026/1 com 2.350 vagas em 59 cursos

Pé-de-meia: pagamento da sexta parcela começa nesta segunda