Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

O Governo do Estado de Mato Grosso anunciou a ampliação dos prazos do período proibitivo de uso do fogo este ano, em uma medida voltada para combater os incêndios florestais e garantir a preservação ambiental. De acordo com o decreto 827, o uso do fogo ficará proibido na Amazônia e Cerrado de 1 de julho a 30 de novembro, enquanto no Pantanal a restrição se estende até 31 de dezembro.

A decisão levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano, visando estabelecer medidas mais rigorosas para prevenir os desastres causados pelos incêndios. O governador Mauro Mendes enfatizou que haverá tolerância zero no combate aos incêndios florestais, destacando que o governo estará ainda mais preparado para enfrentar os desafios decorrentes das condições climáticas extremas.

O decreto estabelece situação de emergência ambiental em diversas mesorregiões do estado, com períodos variados de março a dezembro, abrangendo os biomas Amazônico, Pantanal e Cerrado. Além disso, determina a criação da Sala de Situação Central, que funcionará de 1º de julho a 31 de dezembro, com monitoramento e resposta rápida aos incêndios florestais, sob coordenação geral do Corpo de Bombeiros Militar.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou a importância do engajamento da sociedade no enfrentamento do período proibitivo, enquanto o secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, destacou a preparação do Corpo de Bombeiros para responder eficazmente aos incêndios, reforçando a determinação do governo de adotar tolerância zero contra os crimes ambientais.

Além disso, o decreto autorizou a contratação de brigadistas para atuar em conjunto com os bombeiros no combate aos incêndios florestais, reforçando os recursos disponíveis para enfrentar essa questão crucial para a preservação do meio ambiente em Mato Grosso.

Veja também

Sema inicia 6ª edição Mutirão de Conciliação Ambiental nesta terça-feira (22)

Metodologia inédita para monitorar áreas em restauração começa a ser aplicada em MT

Sema e Bope identificam extração ilegal de minérios e multa 11 empreendimentos em R$ 550 mil

Prazo para envio de sugestões para Comitê do Fogo é prorrogado até 10 de maio

Servidores e profissionais liberais participam de curso sobre licenciamento e fiscalização em Sorriso

Temporal em Cuiabá no aniversário da cidade causa estragos, alagamentos e adia Festividades