Governo do Estado lançará programa para acelerar vacinação contra Covid nos municípios

O Governo do Estado está preparando o lançamento de um programa para acelerar a vacinação contra a covid-19 nos 141 municípios de Mato Grosso. Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o “Imuniza MT” irá promover a “competição” entre as cidades e até mesmo incentivos financeiros.

“O programa Imuniza MT deve abranger não apenas a vacinação contra a Covid-19, mas também contra outras doenças previstas no calendário nacional”, resumiu, hoje, o secretário Gilberto Figueiredo, em publicação nas redes sociais, sem divulgar a data para lançamento do programa.

O Ministério da Saúde informou, esta semana, que já distribuiu 2 milhões de doses para o Mato Grosso e mais de 1 milhão de pessoas já receberam pelo menos a 1ª dose da vacina no Estado. Ou seja, cerca de 42,2 % da população vacinável já foi imunizada com a 1ª dose.

No Brasil, considera-se público-alvo da vacina Covid-19 todos os adultos maiores de 18 anos. Em Mato Grosso, esse grupo equivale a 2,5 milhões de pessoas. O ministério ressaltou que, apesar de já ter vacinado mais da metade do público alvo, é essencial que a população tome duas doses para completar o ciclo vacinal.

Em Mato Grosso, cerca de 352,9 mil pessoas já completaram o esquema vacinal e estão mais protegidas de se contaminar com o vírus. O valor representa 13,8% do público alvo.

Entre as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas no Brasil deve-se tomar a 2ª dose da AstraZeneca/ Fiocruz; da Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde