Governo do Estado planeja reformas e construção de novas escolas para atender demanda educacional em Sorriso

No último sábado, 17 de junho, o vice-prefeito Gerson Bicego recebeu o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o adjunto Amauri Monge e outros funcionários estaduais para discutir as reformas e ampliações das escolas estaduais em Sorriso. Durante a reunião, também foi abordada a necessidade de planejamento para a construção de novas escolas, a fim de atender aos alunos provenientes do ensino público municipal.

A oferta de novas vagas escolares na rede estadual foi um tema amplamente debatido durante o encontro, que contou com a presença da secretária de Educação (Semed), Lúcia Drechsler, da adjunta Roberta Novello de Bem, dos assessores da Secretaria da Cidade (Semcid), Adriano Denardi e Julia Vescovi Denardi, além de outros servidores do Executivo Municipal. Os vereadores Acácio Ambrosini, Celso Kosak e Jane Delalibera também participaram da reunião, juntamente com representantes das equipes gestoras de todas as unidades estaduais.

Uma das questões levantadas foi a continuidade das obras que estão paralisadas. Os representantes do governo estadual reiteraram a intenção de retomar esses projetos e propuseram a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para permitir a contratação, sem licitação, de empresas interessadas em concluir as obras. Além disso, solicitaram uma lista de empresas que possam se envolver nesses projetos.

Atualmente, cinco unidades escolares estão nessa situação, incluindo a construção de uma escola estadual no Residencial Mário Raiter e a reforma de escolas já existentes, como a Escola 13 de Maio, José Domingos Fraga e Arlete Capellari. Também está em andamento a obra para abrigar a Escola Militar no Portal Kaiabi, onde os alunos atualmente estudam em salas alugadas na Faculdade Anhanguera (antiga Unic).

Gerson ressaltou a importância de viabilizar a conclusão dessas obras para garantir espaços adequados e agradáveis aos alunos das redes municipal e estadual.

Além das obras em andamento, foi discutida a necessidade de prospectar novas unidades escolares. Os gestores estaduais receberam um ofício que aponta as demandas da rede estadual, especialmente para acomodar os alunos que serão transferidos da rede municipal. A partir de 2024, a responsabilidade da rede municipal será limitada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, enquanto os alunos do 6º ano em diante serão atendidos pela rede estadual.

Diante dessa mudança, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ressaltou a necessidade de construir três novas escolas estaduais em Sorriso, uma no Distrito de Primavera e duas na sede do município, uma na Zona Leste e outra na Zona Oeste.

Além das três novas unidades, os estudos indicam a necessidade de seis salas adicionais na escola estadual de Boa Esperança e mais oito salas na Escola Ignácio Shevinski. O objetivo é garantir um ambiente educacional adequado para os alunos e suprir a demanda crescente na região.

O governo estadual e a Prefeitura de Sorriso continuarão trabalhando em conjunto para concretizar esses projetos e atender às necessidades educacionais da cidade, promovendo a qualidade e a expansão do sistema escolar público.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo