Governo emite ordem de serviço para retomada de obra da Escola Técnica Estadual, que estava parada há mais de uma década

Prefeito e demais autoridades receberam o titular da Seciteci, Nilton Borgatto, que conduziu o ato

Foi oficialmente liberada na manhã desta sexta-feira (4 de fevereiro), a ordem de serviço para a retomada da construção da Escola Técnica Estadual (ETE) de Sorriso, localizada na região Leste . De acordo com o documento, emitido pelo Governo do Estado, a empresa licitada para esta empreitada, a BK Construções e Incorporações Ltda, tem 360 dias para executar o empreendimento, orçado em R$ 12.785.252,79.

“Enfrentamos muitas dificuldades para conseguir retomar essa obra, como a necessidade de romper o contrato com a empreiteira anterior e agora, ao mesmo tempo em que a construção avança, também estaremos trabalhando para viabilizar a vinda dos cursos para atender a comunidade assim que a escola estiver pronta”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, se colocou à disposição para continuar auxiliando o Estado na gestão para a finalização da obra. “Acompanho este trâmite e sei o quanto este processo foi complicado, as dificuldades enfrentadas na parte contratual e agora estou muito confiante na retomada e conclusão deste empreendimento, tão importante para a profissionalização de mão-de-obra, permitindo o acesso à educação profissionalizante para jovens de toda a região e garantindo profissionais bem preparados para o mercado de trabalho”.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Damiani, a retomada da obra é uma demanda antiga, não apenas da legislatura atual, mas também de legislaturas anteriores. “É uma obra muito  importante para educação de toda a região e gostaríamos que a escola estivesse sendo entregue, por isso vamos acompanhar o andamento e manter contato com o Estado sempre que for preciso”.

Também participaram do evento secretários municipais, vereadores e demais servidores públicos do Executivo e do Legislativo das esferas municipal e estadual.

Sobre a Escola Técnica

A ETE sorrisense, que integra um lote de oito unidades de formação profissionalizante em todo o Estado lançadas pelo Governo Federal em 2009, e conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),  terá uma área construída de 5.537,39 m², permitindo que 1,5 mil alunos possam ser atendidos divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Para esta retomada, foi necessário rescindir o contrato com a empresa que estava tocando a obra até 2018, quando foi paralisada depois de ter sido reiniciada em 2017. O empreendimento começou a ser edificado ainda em 2009. Nos 30% da obra que já foram executados, foram investidos R$ 4.600.000,00.

A unidade terá 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial com 504 m², um auditório de 148 lugares, um ginásio poliesportivo coberto, uma biblioteca, um centro de convivência com refeitório e salas administrativas.

Veja também

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos

Ex-presidente Jair Bolsonaro inicia roteiro de visitas em Mato Grosso com foco nas eleições de 2024

Vereador Leandro Damiani deixa o PSDB e se filia ao MDB para ser pré-candidato a Prefeito de Sorriso