Governo encaminha projeto de lei que transforma agentes penitenciários em policiais penais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Mudança de nomenclatura atende emenda constitucional

O Governo de Mato Grosso encaminhou à Assembleia Legislativa (ALMT), nesta terça-feira (12.07), projeto de lei complementar que visa transformar o cargo de agente penitenciário do Sistema Penitenciário em policial penal.

A mensagem se alinha à Emenda Constitucional nº 96/2021, aprovada na Assembleia Legislativa em 2021, que determinou a criação da Polícia Penal Estadual.

Conforme a proposta, serão mantidas as atribuições, os deveres e direitos, as vantagens e responsabilidades previstos na legislação que trata dos agentes penitenciários.

Dessa forma, a transformação de carreira não acarreta em mudança de nível ou de classe, ou alteração na remuneração mensal. A mudança também não gera descontinuidade da carreira pública.

A mensagem do Governo dispõe ainda que apenas serão enquadrados como policiais penais os cargos cujas atribuições eram de agente penitenciário. Assim, outros cargos do Sistema Penitenciário do Estado não serão considerados Polícia Penal, por não terem equivalência com a função.

A proposta, agora, aguarda análise por parte dos deputados estaduais. Aprovada, a lei complementar segue para sanção do governador Mauro Mendes.

Veja também

Presidente da Câmara avalia 2025 como ano de avanços e maturidade do Legislativo em Sorriso

Vice-governador Otaviano Pivetta assume comando do Estado

Vice Prefeito faz análise positiva de 2025 e prospecta 2026 de muito trabalho para a gestão

Justiça Eleitoral rejeita acusações e julga improcedentes ações sobre campanha em Sorriso

Vereadora avalia 2025 e projeta avanços para 2026 em entrevista À Voz do Povo

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista