Governo entrega ao MP e TCE relação de todos os leitos exclusivos para Covid-19

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentaram ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado a relação completa dos leitos destinados exclusivamente para o tratamento dos pacientes com a Covid-19. A relação foi entregue na tarde de segunda-feira (20.04).

No documento constam os leitos do Estado, Governo Federal e dos municípios, de acordo com o que foi informado pelos gestores ao Ministério da Saúde.

Conforme a relação, serão 1.273 leitos, entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para os pacientes com coronavírus. Destes, 326 são leitos de UTI. Todos esses leitos estarão disponíveis, 100% para os pacientes da covid-19, a partir do dia 4 de maio.

Dos leitos de UTI, 132 são da rede pública estadual ou foram contratados pelo Estado na iniciativa privada e hospitais filantrópicos.

A prefeitura de Cuiabá informou que irá dispor de 139 leitos de UTI. Sendo que, 60 estão no Novo Pronto Socorro, 49 no prédio do antigo PS e 30 no Hospital São Benedito.

Os demais leitos serão disponibilizados pelo Hospital Universitário Júlio Müller (21) e pelas prefeituras de Barra do Garças (5), Juína (6), Rondonópolis (10) e Tangará da Serra (13).

“Essa transparência nas informações é fundamental para que seja feita a regulação dos leitos, no caso do aumento no número de pacientes da covid-19. Além disso, será importante a fiscalização para saber se os leitos estarão ou não disponíveis para os pacientes”, destacou o governador Mauro Mendes.

Dia 22 de abril

O secretário Gilberto explicou que a liberação dos leitos está ocorrendo de forma gradativa. A partir desta quarta-feira (22.04), segundo as informações repassadas pelas prefeituras e governo, serão 104 leitos de UTI disponíveis em todo o Estado e 403 leitos de enfermaria.

Ainda segundo o gestor, “todo o trabalho é realizado para garantir que não faltem leitos para os pacientes e o sistema de regulação possa funcionar”.

“Temos um hospital inteiro sendo destinado para ser a referência em coronavírus, que é o Hospital Metropolitano. Além disso, temos leitos nos nossos Hospitais Regionais e também compramos serviços em unidades privadas e filantrópicas. Outro ponto que devemos ressaltar é que adquirimos 10 ambulâncias UTI para dar suporte nos casos em que for necessário o transporte terrestre e também temos UTI aérea”, ressaltou Gilberto Figueiredo.

O secretário ainda destacou que na data de hoje, conforme as informações dos municípios há 27 leitos de UTI para covid-19, sendo que 3 estão ocupados com pacientes em tratamento.Confira abaixo a lista dos leitos e sua localização no Estado
DOWNLOAD 

  1. PAINEL DE LEITOS EXCLUSIVOS PARA COVID-19 – CRONOGRAMA- GOV. 21-04-2010 (1).pdf

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT