Governo Federal avalia anulação da compra de lotes de arroz importado arrematados em Leilão

O governo federal está considerando anular a compra dos lotes de arroz importado arrematados no leilão público realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 6 de junho. A medida será adotada se as empresas vencedoras não comprovarem, até 13 de junho, sua capacidade técnica e financeira para adquirir e entregar o cereal. Outra opção é impugnar algum arrematante e convocar o segundo colocado.

No leilão, a Conab adquiriu 263,37 mil toneladas de arroz importado e beneficiado, a um custo total de R$ 1,316 bilhão. O arroz será distribuído em 21 estados e no Distrito Federal a um preço tabelado de R$ 20 por pacote de 5 kg, com a logomarca do governo federal.

A empresa Wisley A de Sousa Ltda, maior arrematante com 147,3 mil toneladas, se comprometeu a acelerar a importação do arroz para amenizar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. Em nota, a Wisley destacou sua experiência de 17 anos no comércio atacadista de alimentos e lamentou as dúvidas sobre sua capacidade de importação.

Além da Wisley, outras vencedoras incluem Zafira Trading, ASR Locação de Veículos e Máquinas, e Icefruit Indústria e Comércio de Alimentos. A Zafira Trading, segunda maior arrematante com 73,8 mil toneladas, pretende expandir suas operações de importação de alimentos. ASR e Icefruit não se manifestaram.

As empresas devem depositar até quinta-feira uma garantia de 5% do valor da operação. Caso contrário, serão multadas em 10% e a negociação será cancelada. A Conab garantiu que está atenta para assegurar transparência e segurança jurídica na operação, convocando as bolsas de mercadorias para comprovar a capacidade técnica e financeira das empresas envolvidas.

Veja também

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procurados para viajar no Brasil em 2026

Prefeitura lança programa Desenvolve Sorriso para fortalecer negócios locais

Sema emitiu 9.884 carteiras de pesca amadora em 2025

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Sine-MT disponibiliza mais de 2 mil vagas nesta semana; 138 em Sorriso

Sefaz divulga lista de empresas que tiveram a opção ao Simples Nacional impedida