Governo Federal sugere novas regras para venda de carne moída; entenda mudanças

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou uma portaria nesta segunda-feira (4), com uma consulta pública sobre novas regras para embalagem e manuseio da carne moída. A atualização do regulamento visa dar transparência e segurança ao consumidor.

A proposta foi feita para promover adequações na Instrução Normativa nº83/2003, para dar maior segurança no procedimento de registro do produto, diante da modernização dos processos produtivos e dos procedimentos industriais.

A consulta pública ficará aberta por 60 dias. Entre outras medidas, o texto prevê que a carne moída deve ser embalada imediatamente após a moagem, e que cada pacote do produto poderá ter no máximo 1 (um) quilo. Até então, o consumidor podia comprar embalagens com mais de um quilo. Uma outra mudança é que a porcentagem de gordura da carne moída deverá ser informada na etiqueta da embalagem.

Vinicius Potasio, dono de um açougue no centro de São Paulo, explica que o teor de gordura é o responsável por dar a suculência da carne. “Uma carne mais magra é ideal para preparos que vão molhos, como macarrão à bolonhesa, já as carnes com teor de gordura maior é melhor para hambúrgueres.” Já as carnes em que a moagem não é feita na hora para o cliente, a portaria especifica que armazenagem pode ser feita resfriada ou congelada. Para as resfriadas a temperatura deve ser entre 0 e 4 graus Celsius e a congelada no máximo até -18 graus Celsius.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso