Governo firma contrato com UFMT e Fundação Uniselva para elaborar o Balanço Energético do Estado

Estudo irá mapear o consumo e a oferta de energia em todas as mesorregiões de Mato Grosso, com base em dados de 2021 a 2024

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) formalizou contrato com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva para a elaboração do Balanço Energético do Estado de Mato Grosso e de suas mesorregiões referente ao ciclo 2025, com base nos anos de 2021 a 2024. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (20.10).

O estudo técnico especializado tem como objetivo analisar a matriz energética de Mato Grosso, abrangendo produção, distribuição e consumo de energia elétrica, além de oferecer subsídios estratégicos para políticas públicas e investimentos em setores como agronegócio, indústria, transporte e energia renovável.

O contrato, firmado em R$ 1.285.840,40, tem vigência de 15 meses a partir da assinatura, ocorrida em 16 de outubro de 2025, podendo ser prorrogado por até 12 meses, conforme a legislação vigente.

A parceria reforça a integração entre governo e academia na construção de um diagnóstico atualizado sobre o sistema elétrico de distribuição estadual, atendendo da Sedec.

De acordo com a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia, Linacis Silva Vogel Lisboa, a iniciativa é fundamental para o planejamento energético de longo prazo e para a atração de novos investimentos.

“O Balanço Energético permitirá que o Estado tenha um retrato preciso da sua capacidade e consumo de energia, apontando gargalos e oportunidades de expansão, especialmente em regiões com forte vocação produtiva”, afirmou.

O documento também vai contribuir para a identificação de potenciais de geração distribuída e fontes renováveis, como a solar, biomassa e biogás, áreas em franca expansão em Mato Grosso.

Veja também

Sorriso se prepara para sediar a 9ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras neste fim de semana

Valle Imóveis promove evento para esclarecer impactos da Reforma Tributária na locação de imóveis

Nova presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso apresenta metas para a gestão

Instituto Ângelo Demarco amplia serviços de estética com harmonização facial em Sorriso

Atrasada, obra de revitalização do PSF do Bairro Industrial deve começar na próxima semana, diz secretário de Saúde

Atletas e técnico de Sorriso embarcam para o Mundial Sub-17 de Handebol no Marrocos