Considerada uma das regiões que mais contribuem com a produção agrícola de Mato Grosso, o Médio-Norte do Estado tem sido beneficiado com investimentos em obras de infraestrutura realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
Além do conhecido eixo que compreende as cidades-polos econômicas de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, as obras são executadas ainda em vários outros municípios adjacentes, com o objetivo de integrar as áreas produtoras de Mato Grosso, de acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
E essa visão diferenciada da atual administração do Governo do Estado – de unificar essas áreas e melhorar a logística para o escoamento da produção – já está rendendo bons resultados, em muitos casos por meio de parcerias com prefeituras e associações de produtores rurais.
Estão em andamento obras de pavimentação e construção de pontes de concreto nos municípios que compõem o Médio-Norte, responsáveis pelo cultivo de milhares de hectares de soja, milho e algodão nessa região e, por consequência, do escoamento da produção de toneladas desses produtos agrícolas pelas rodovias estaduais em direção a BR-163.
Na MT-010, em Ipiranga do Norte, está em andamento a pavimentação de 22,14 quilômetros da rodovia, no trecho que vai do entroncamento da MT-484 até o entroncamento da MT-242, no município. Essas obras são executadas graças a um termo de cooperação firmado entre o Estado e a Prefeitura de Ipiranga do Norte. O investimento feito pela Sinfra foi de R$ 9,2 milhões.
Ainda em Ipiranga do Norte, mas na MT-242, está em execução a pavimentação de 62,3 quilômetros da rodovia, que são realizadas em dois lotes de obras. O primeiro é executado diretamente pela Sinfra e compreende 45,51 quilômetros, no trecho que vai o KM zero até o KM 45 da rodovia.
Já o segundo lote de obras é realizado pela Sinfra em cooperação com a Prefeitura de Itanhangá, no trecho que vai do KM 45,6 ao KM 56,8, em uma extensão de 11,30 quilômetros. Com a conclusão das duas obras, será possível a ligação entre o município e Itanhangá por via asfaltada.
Na MT-140, entre as cidades de Vera e Santa Carmem, são realizadas obras de pavimentação no trecho de 30,5 quilômetros necessários para interligar definitivamente os dois municípios por vias asfaltadas. As obras são executadas em parceria com as prefeituras das duas cidades e são investidos R$ 15 milhões do Governo do Estado e R$ 1,9 milhão dos Municípios para a execução da pavimentação.
Além dessa obra, é executado o asfaltamento na MT-422, em Santa Carmem, em um trecho de 40 quilômetros da rodovia, que vai do entroncamento da MT-140 até o entroncamento da MT-423, no município, em direção à cidade de União do Sul.
Essa obra é realizada pelo Governo do Estado, por meio da parceria público-privada, conhecida como PPP Social, com a Associação dos Beneficiários da Rodovia “João Adão Scheeren”. Neste modelo de colaboração, a Sinfra está investindo R$ 28 milhões, enquanto os outros R$ 5,6 milhões serão oriundos de contrapartida da associação.
Já em Tapurah é realizado o asfaltamento de 10,9 quilômetros da Estrada do Capixaba, como resultado de um convênio com a prefeitura. São investidos R$ 2,7 milhões da Sinfra para que seja feita a pavimentação dessa estrada.
Também estão em andamento as obras de recuperação de vias e contenção da erosão conhecida popularmente como “buracão”, no perímetro urbano de Tapurah. Existente há mais de 30 anos, a erosão tinha quase 20 metros de profundidade e 25 metros de largura e colocava em risco a estrutura da rodovia MT-338.
A Sinfra repassou R$ 2,4 milhões para a execução das obras de contenção da erosão, desvio da água e revitalização da área, que são executadas diretamente pela prefeitura. Ainda em Tapurah, o Governo do Estado executa a recuperação de 37 quilômetros da MT-338, no trecho entre o Município, passando pelo distrito de Ana Terra até chegar em Itanhangá.
Já nas cidades polos de Sorriso, Sinop, e Lucas do Rio Verde, o Governo do Estado investiu em construção de pontes de concreto sobre o Rio Verde, Teles Pires V e Rio Tartaruga, cujas obras já foram concluídas.
Obras concluídas
Em Sorriso, foi concluída a ponte de concreto na MT- 490, sobre o Rio Teles Pires V, com 183 metros de extensão. A ponte interliga a comunidade São Luiz Gonzaga à Linha Morocó, sentido município de Nova Ubiratã. O investimento total foi de R$ 8,8 milhões.
Já em Sinop, a ponte de concreto foi construída sobre o Rio Verde e tem 181 metros de extensão. Foram investimentos R$ 9,2 milhões nesta obra, que permitirá a ligação de Sinop até a região conhecida como Alto Rio Branco, em direção à cidade de Ipiranga do Norte. Também foi concluída a ponte sobre o Rio Tartaruga, na MT-423, entre as cidades de Claudia e União do Sul. A ponte tem 120 metros de extensão.
Muito mais por vir
Além das obras em andamento e concluídas, o Governo do Estado já prevê novos investimentos, em razão das parcerias já firmadas e licitações que estão em andamento. Inclusive, já foi assinado contrato para a pavimentação de 28,4 quilômetros da rodovia MT-423, entre os municípios de União do Sul e Cláudia. As obras devem iniciar nos próximos dias.
Está aberta a licitação para a pavimentação de 34,4 quilômetros da MT-485, conhecida como Estrada do Morocó, localizada na divisa entre os municípios de Sorriso e Santa Rita do Trivelato. O valor de referência da licitação é de R$ 24,6 milhões e a obra é resultado da cooperação entre o Governo do Estado e a prefeitura de Sorriso.
Também está em andamento a licitação para o asfaltamento de 81 quilômetros das MT-492 e MT-249, entre as cidades de Nova Maringá e São José do Rio Claro. As obras também serão realizadas em cooperação com as prefeituras das duas cidades e vai permitir a interligação de Nova Maringá diretamente à rodovia federal BR-163.