O Núcleo de Fiscalização Integrada (NIF) confirmou nesta sexta-feira (08) uma grande mortandade de peixes na região do Rio Teles Pires, próximo a Boa Esperança. A denúncia, que chegou ao órgão, foi averiguada pelo coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, que solicitou o apoio das unidades descentralizadas da SEMA em Sinop e da sede em Cuiabá.
“Fomos ao local verificar a denúncia e analisar os parâmetros da água. Encontramos centenas de peixes descendo o rio em avançado estado de decomposição, o que indica que eles não estavam morrendo ali especificamente”, explicou Nunes. Ele ainda mencionou relatos de peixes mortos encontrados em locais mais distantes, como Santa Rita do Trivelato.
Os parâmetros da água foram coletados, e o caso agora aguarda uma análise mais aprofundada da Coordenação de Fiscalização de Fauna da SEMA em Cuiabá, que dará continuidade à investigação para identificar a causa e possíveis responsáveis pela mortandade.
Segundo Nunes, a situação é incomum, uma vez que as espécies mais afetadas são corvinas e cascudos, que vivem no fundo do rio. “Não encontramos espécies que normalmente seriam as primeiras atingidas por contaminação, como piaus e matrinchãs. Isso sugere que o problema possa estar associado a agroquímicos ou outros fatores, mas é necessária uma investigação detalhada”, acrescentou.
A quantidade de peixes mortos impressiona, e a área afetada está localizada além do Salto Magessi, fora dos limites de Sorriso e Boa Esperança do Norte.