Guarda Municipal de Sorriso passará a integrar o Sistema de Registro de Ocorrência Policiais

Nesta quarta-feira (24 de maio), os membros da Guarda Municipal (GM) de Sorriso estiveram reunidos no Centro Municipal de Formação para os Profissionais da Educação (Cemfor) para conhecer e operar o Sistema de Registro de Ocorrência Policiais (SROP). A partir de junho, o abastecimento do banco de dados estadual será integrado à rotina da GM, facilitando suas atividades diárias e permitindo um mapeamento mais eficiente das ocorrências.

O SROP é uma ferramenta que reúne todos os registros de ocorrência policiais em Mato Grosso e tem sido adotado por diversas guardas municipais do estado. Cuiabá, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde já utilizam o sistema com sucesso. O treinamento está sendo ministrado por Tatiana Eloá Pilger, policial civil e superintendente do Observatório de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, juntamente com outros servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), a adoção do SROP pela GM de Sorriso trará diversos benefícios, como o avanço no mapeamento das ocorrências e o fortalecimento do serviço de inteligência voltado para a prevenção de acidentes e atividades criminosas. A ferramenta facilitará a tomada de decisões com base em informações atualizadas e contribuirá para a sinergia entre as forças de segurança do estado.

A superintendente Tatiana destacou que Sorriso é o terceiro município a integrar o SROP, e a previsão é que, a partir do dia 5 de junho, o novo modelo do boletim de ocorrência também possa ser utilizado na cidade. O novo modelo será testado durante um período de 60 dias e, posteriormente, implantado em outros municípios do estado.

O coordenador da GM, Márcio Pires, expressou sua satisfação em participar da formação e ressaltou que o novo sistema enriquecerá o trabalho da guarda municipal, potencializando suas ações e agilizando o registro e acesso das ocorrências pelos cidadãos.

Durante o período de treinamento da GM com o SROP, a Polícia Militar estará atenta às ocorrências de trânsito, agradecendo a parceria estabelecida e enfatizando a importância dessa cooperação para aprimorar os processos de segurança no município, conforme mencionou o secretário Moura.

 

galeria de imagens

Veja também

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola