Guardas Municipais participam de curso para manusear armas de eletrochoque

Os guardas municipais de trânsito (GMs) de Sorriso participam, até amanhã (20), de um curso para manuseio de tecnologias não-letais (TNLs). Em período integral, no Centro de Eventos Ari José Riedi, os 16 GMs de Sorriso aprenderão com o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires, o método correto e seguro de operar as dez armas de eletrochoque (pistola Spark) adquiridas pela Prefeitura e destinadas à GM por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

Ainda em março, Pires participou, no Rio de Janeiro, no Centro de Instrução do Uso Progressivo e Proporcional da Força, de um curso que o habilitou a ser instrutor de manuseio de TNLs. A formação do coordenador, assim como a partilha do conhecimento adquirido com os colegas GMs, é item indispensável para que os equipamentos passem a fazer parte da rotina de trabalho da GM, mas que, espera-se, não precisem ser utilizados.

“Nosso trabalho é focado na promoção de uma cultura de paz, seja com ações para prevenir acidentes, garantir que todos os condutores respeitem a legislação, prestando atendimento a acidentes e,sempre que necessário, apoiando outros órgãos e forças de segurança”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que, para que os GMs possam garantir o cumprimento da legislação, é indispensável que haja segurança para estes profissionais. Um destes exemplos é quando os GMs precisam atender ocorrências de perturbação do sossego, e, em muitas situações, as equipes são recebidas com hostilidade e violência.

Para permitir que os GMs pudessem dedicar este tempo para aprender a lidar com a arma, o apoio da Polícia Militar foi indispensável. “Hoje e amanhã todas as ocorrências de trânsito estão sendo encaminhadas para atendimento da PM, para que possamos nos dedicar a estudar o equipamento, sua correta utilização, seus efeitos e, principalmente, em que ocasiões seu uso deve ser necessário”, aponta Pires, lembrando que este uso deve ser dentro dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade. O presidente do Conseg, Gilvano de Ávila, também conferiu a formação.

Pires acrescenta ainda que amanhã, a Força Tática vai contribuir com a GM ofertando uma reciclagem em utilização de algemas.

Participaram da cerimônia de abertura do curso, bem no início da manhã desta segunda-feira (19), além dos integrantes da Administração Municipal, representantes do Legislativo e de forças de segurança: o vereador Iago Mela; o delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC) Márcio Portela; o major PM Victor Hugo; e o tenente BM Julio Cesar.

Veja também

Batalhão da PM de Proteção Ambiental e Força Tática apreendem maquinários após denúncia de crime em Zona Rural

Homem é preso pela PM após esfaquear suposto amante da namorada

Polícia Civil prende mais dois envolvidos na morte do empresário Sidiney em Sorriso

Equipe do SAMU socorre trabalhador ferido em acidente de trabalho

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em 10milhões

Advogado de empresário morto em oficina fala sobre processo do acidente de trânsito e ameaças