Guardas Municipais participam de curso para manusear armas de eletrochoque

Os guardas municipais de trânsito (GMs) de Sorriso participam, até amanhã (20), de um curso para manuseio de tecnologias não-letais (TNLs). Em período integral, no Centro de Eventos Ari José Riedi, os 16 GMs de Sorriso aprenderão com o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires, o método correto e seguro de operar as dez armas de eletrochoque (pistola Spark) adquiridas pela Prefeitura e destinadas à GM por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

Ainda em março, Pires participou, no Rio de Janeiro, no Centro de Instrução do Uso Progressivo e Proporcional da Força, de um curso que o habilitou a ser instrutor de manuseio de TNLs. A formação do coordenador, assim como a partilha do conhecimento adquirido com os colegas GMs, é item indispensável para que os equipamentos passem a fazer parte da rotina de trabalho da GM, mas que, espera-se, não precisem ser utilizados.

“Nosso trabalho é focado na promoção de uma cultura de paz, seja com ações para prevenir acidentes, garantir que todos os condutores respeitem a legislação, prestando atendimento a acidentes e,sempre que necessário, apoiando outros órgãos e forças de segurança”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que, para que os GMs possam garantir o cumprimento da legislação, é indispensável que haja segurança para estes profissionais. Um destes exemplos é quando os GMs precisam atender ocorrências de perturbação do sossego, e, em muitas situações, as equipes são recebidas com hostilidade e violência.

Para permitir que os GMs pudessem dedicar este tempo para aprender a lidar com a arma, o apoio da Polícia Militar foi indispensável. “Hoje e amanhã todas as ocorrências de trânsito estão sendo encaminhadas para atendimento da PM, para que possamos nos dedicar a estudar o equipamento, sua correta utilização, seus efeitos e, principalmente, em que ocasiões seu uso deve ser necessário”, aponta Pires, lembrando que este uso deve ser dentro dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade. O presidente do Conseg, Gilvano de Ávila, também conferiu a formação.

Pires acrescenta ainda que amanhã, a Força Tática vai contribuir com a GM ofertando uma reciclagem em utilização de algemas.

Participaram da cerimônia de abertura do curso, bem no início da manhã desta segunda-feira (19), além dos integrantes da Administração Municipal, representantes do Legislativo e de forças de segurança: o vereador Iago Mela; o delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC) Márcio Portela; o major PM Victor Hugo; e o tenente BM Julio Cesar.

Veja também

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região

MP requer medidas urgentes para atendimento de pessoas em situação de rua em Sorriso e Ipiranga do Norte

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar