HMC volta a atender no prédio do PSF Central

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

Quando amanhecer a próxima segunda-feira (18), o Hospital Municipal de Campanha de Sorriso abrirá as portas um novo espaço: o prédio do PSF Central (ao lado da atual estrutura). Haverá troca de endereço, mas a garantia e qualidade do atendimento serão mantidas. A mudança também incluirá o horário: depois de mais de um ano atendendo 24 horas (o local abriu em maio e atende 24 horas desde julho/2020), agora o HMC estará aberto ao público das 7 às 19 horas de segunda a segunda.

O novo endereço da equipe, formada por 30 pessoas no total, já conta com seis leitos de observação disponíveis com oferta de oxigênio líquido, também há um leito de estabilização em retaguarda para casos de covid-19 – esse instalado na UPA.

Todos os equipamentos disponibilizados hoje no HMC, que incluem nove respiradores Bipap, suporte ventilatório pulmonar, cinco ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes positivos, serviços de raio-x e de fisioterapia pulmonar, também serão levados para o novo espaço. Além do Centro de Testagem que atenderá das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira.

“Toda a mudança será realizada durante o fim de semana para evitar prejuízos no atendimento à população”, frisa o secretário-adjunto de Saúde, Devanil Barbosa. “Pacientes em observação no HMC não serão prejudicados, pois caso necessitem serão encaminhados para a UPA”, adianta.

Desde a abertura, em maio de 2020 o HMC não fechou nenhum dia. Em julho do mesmo ano, o HMC passou a atender 24 horas. Já são mais de 83,5 mil atendimentos; o período também contabilizou 1.067 internações.

Contudo, com a aguardada remissão dos casos, o Município não fechará o HMC. “Com a diminuição dos casos, optamos por mudar o espaço e diminuir o horário de atendimento. Não fecharemos de forma alguma”, pontua o secretário Luís Fábio Marchioro.

“Além do HMC em nova estrutura, também vamos manter um leito de isolamento específico para a covid-19 na UPA”, explica. “Mais uma vez queremos agradecer todos os profissionais que atuaram e atuam nas linhas de frente e o apoio do prefeito Ari Lafin na abertura do HMC, na aquisição e manutenção dos serviços”, destaca Marchioro.

O secretário faz um alerta: “o vírus sempre estará em circulação. Todos devem permanecer mantendo as precauções, inclusive quem já contraiu a doença ou já foi vacinado, pois enquanto a população inteira não for imunizada sempre haverá casos graves”, pontua.

Retorno do AME ao prédio original

Com a troca de endereço do HMC, a estrutura do AME voltará a atender como Ambulatório Multiprofissional em Especialidades Ari Jaeger. O local que oferta 20 especialidades, também poderá voltar a ser usado como ambulatório cirúrgico quando da realização de mutirões, como de cirurgias de catarata. “Sempre observando o distanciamento social e todos os cuidados não farmacológicos, aos poucos, estamos retornando com todos os atendimentos”, acrescenta Marchioro ao destacar que com o HMC, UPA, AME, Centro de Testagem e Farmácia Cidadã Central em um espaço próximo um do outro, o Município conta com um complexo de saúde para atender de forma tanto preventiva como de urgência e emergência.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-05-12T165238.101

Novo espaço do Centro de Reabilitação Renascer é entregue para a população

Morcego-projeto-pesquisa-UFMT-Sinop-2022-ass-2-900x556

Confirmado caso de raiva transmitido por morcego em Lucas do Rio Verde e secretaria faz alerta

freepik

SC confirma primeiro caso de hepatite infantil ‘misteriosa’ presente em 20 países; veja onde

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-05-09T152323.324

UPA24H de Sorriso bate recorde e realiza 11 mil atendimentos no mês de abril

thumb__600_0_0_0_auto (11)

Neste fim de semana tem Sábado Sem Dengue nos bairros Tropical, Califórnia e Portal Kaiabi

thumb__600_0_0_0_auto (5)

Sorriso inicia a vacinação da dose de reforço ou quarta dose contra Covid-19 para idosos acima de 70 anos