HMC volta a atender no prédio do PSF Central

Quando amanhecer a próxima segunda-feira (18), o Hospital Municipal de Campanha de Sorriso abrirá as portas um novo espaço: o prédio do PSF Central (ao lado da atual estrutura). Haverá troca de endereço, mas a garantia e qualidade do atendimento serão mantidas. A mudança também incluirá o horário: depois de mais de um ano atendendo 24 horas (o local abriu em maio e atende 24 horas desde julho/2020), agora o HMC estará aberto ao público das 7 às 19 horas de segunda a segunda.

O novo endereço da equipe, formada por 30 pessoas no total, já conta com seis leitos de observação disponíveis com oferta de oxigênio líquido, também há um leito de estabilização em retaguarda para casos de covid-19 – esse instalado na UPA.

Todos os equipamentos disponibilizados hoje no HMC, que incluem nove respiradores Bipap, suporte ventilatório pulmonar, cinco ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes positivos, serviços de raio-x e de fisioterapia pulmonar, também serão levados para o novo espaço. Além do Centro de Testagem que atenderá das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira.

“Toda a mudança será realizada durante o fim de semana para evitar prejuízos no atendimento à população”, frisa o secretário-adjunto de Saúde, Devanil Barbosa. “Pacientes em observação no HMC não serão prejudicados, pois caso necessitem serão encaminhados para a UPA”, adianta.

Desde a abertura, em maio de 2020 o HMC não fechou nenhum dia. Em julho do mesmo ano, o HMC passou a atender 24 horas. Já são mais de 83,5 mil atendimentos; o período também contabilizou 1.067 internações.

Contudo, com a aguardada remissão dos casos, o Município não fechará o HMC. “Com a diminuição dos casos, optamos por mudar o espaço e diminuir o horário de atendimento. Não fecharemos de forma alguma”, pontua o secretário Luís Fábio Marchioro.

“Além do HMC em nova estrutura, também vamos manter um leito de isolamento específico para a covid-19 na UPA”, explica. “Mais uma vez queremos agradecer todos os profissionais que atuaram e atuam nas linhas de frente e o apoio do prefeito Ari Lafin na abertura do HMC, na aquisição e manutenção dos serviços”, destaca Marchioro.

O secretário faz um alerta: “o vírus sempre estará em circulação. Todos devem permanecer mantendo as precauções, inclusive quem já contraiu a doença ou já foi vacinado, pois enquanto a população inteira não for imunizada sempre haverá casos graves”, pontua.

Retorno do AME ao prédio original

Com a troca de endereço do HMC, a estrutura do AME voltará a atender como Ambulatório Multiprofissional em Especialidades Ari Jaeger. O local que oferta 20 especialidades, também poderá voltar a ser usado como ambulatório cirúrgico quando da realização de mutirões, como de cirurgias de catarata. “Sempre observando o distanciamento social e todos os cuidados não farmacológicos, aos poucos, estamos retornando com todos os atendimentos”, acrescenta Marchioro ao destacar que com o HMC, UPA, AME, Centro de Testagem e Farmácia Cidadã Central em um espaço próximo um do outro, o Município conta com um complexo de saúde para atender de forma tanto preventiva como de urgência e emergência.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde