A ação, conduzida pela Polícia Civil dentro da Operação Shamar, integra a campanha nacional “Agosto Lilás” de combate à violência contra a mulher.
A Polícia Civil de Sorriso prendeu preventivamente, na manhã desta segunda-feira (11), um homem de 25 anos acusado de descumprir repetidas vezes medidas protetivas concedidas pela Justiça em favor de sua ex-companheira. A ação foi conduzida pelo Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher e integra a Operação Shamar, que faz parte da campanha nacional “Agosto Lilás” de enfrentamento à violência contra a mulher.
A prisão foi autorizada pela 2ª Vara Criminal de Sorriso após a vítima, de 27 anos, denunciar que o ex-companheiro, em visível estado de embriaguez, foi até sua casa, levou à força o filho do casal, de 3 anos, e, no dia seguinte, retornou para danificar móveis da residência. Segundo a mulher, não era a primeira vez que o suspeito desrespeitava as determinações judiciais, já que ele frequentemente a seguia e aparecia em seu local de trabalho.
Com base nos relatos e nas provas apresentadas, a delegada Layssa Crisostomo de Paula Leal solicitou a prisão preventiva, que foi deferida pela Justiça. O suspeito foi localizado em sua casa e levado à delegacia, permanecendo à disposição do Judiciário.
A Operação Shamar é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e remete ao significado da palavra hebraica “shamar”: cuidar, proteger, vigiar e zelar. A iniciativa reforça a importância da Lei Maria da Penha, que neste mês de agosto completa 19 anos, marco na proteção das mulheres e na responsabilização dos agressores.