Homem é preso suspeito de matar onças-pintadas e preparar carne para cães em fazenda de Mato Grosso

Na manhã desta terça-feira (22), um homem de 44 anos foi preso em flagrante sob a acusação de matar onças-pintadas, uma espécie ameaçada de extinção, em uma fazenda localizada em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá. A ação conjunta entre a Polícia Civil e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) resultou na detenção do suspeito e na apreensão de evidências chocantes.

A prisão ocorreu durante uma investigação desencadeada a partir de denúncias de abate ilegal de animais silvestres na região. Ao chegarem ao local, as equipes de policiais e agentes do Ibama depararam-se com cenas perturbadoras que confirmaram as suspeitas iniciais.

No interior da propriedade, foi descoberta a cabeça decepada de uma onça-pintada, bem como um caldeirão onde, aparentemente, a carne do animal estava sendo cozida com a finalidade de alimentar os cães da fazenda. As imagens chocantes do caldeirão foram registradas em vídeo pelas autoridades presentes.

 

As investigações indicam que o suspeito possa ter sido responsável pela morte de pelo menos dois felinos nos últimos trinta dias. Além das provas diretas relacionadas aos abates ilegais, as autoridades também encontraram armas de fogo, munições e partes do animal, incluindo gordura, armazenadas no congelador da residência.

A delegada Paula Barbosa, responsável pelo caso, afirmou que o homem foi detido em flagrante por crime ambiental e posse ilegal de armas de fogo, presumivelmente utilizadas para efetuar os abates dos animais. O material encontrado no caldeirão será submetido a análises periciais para obter mais informações sobre o crime.

O suspeito encontra-se sob custódia na delegacia local e deverá comparecer a uma audiência de custódia nos próximos dias. As autoridades locais enfatizaram a gravidade do crime, destacando a importância da preservação das espécies ameaçadas e da aplicação de medidas rigorosas contra aqueles que desrespeitam as leis ambientais.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC